O Papa aos jovens: prefiro o cansaço dos que estão a caminho do que o tédio dos que estão parados
Na mensagem para a 39ª Jornada Mundial da Juventude, o Papa fala das novas gerações, que muitas vezes pagam o preço mais alto pelas guerras, pelas injustiças sociais, pela pobreza, pela exploração dos seres humanos e da criação. O convite, em vista do Jubileu, é vencer a apatia e o refúgio nas transgressões. Partir, porém, não como meros turistas, mas como peregrinos.
Foi divulgada, nesta terça-feira (17/09), a mensagem do Papa Francisco para a XXXIX Jornada Mundial da Juventude diocesana que será celebrada, em 24 de novembro próximo, sobre o tema “Os que esperam no Senhor, caminham sem se cansar”, extraído do Livro do Profeta Isaías.
O Santo Padre ressalta no texto que "esta expressão é retirada do chamado Livro da Consolação, que anuncia o fim do exílio de Israel na Babilônia e o início de uma nova fase de esperança e de renascimento para o povo de Deus, que pode regressar à sua pátria graças a um novo “caminho” que, na história, o Senhor abre aos seus filhos".
"Também nós vivemos hoje tempos marcados por situações dramáticas que geram desespero e nos impedem de olhar para o futuro com espírito sereno: a tragédia da guerra, as injustiças sociais, as desigualdades, a fome, a exploração do ser humano e da criação", escreve ainda Francisco. "Muitas vezes, quem paga o preço mais alto sois vós, jovens, que sentis a incerteza do futuro e não vislumbrais perspectivas seguras para os vossos sonhos, correndo assim o risco de viver sem esperança, prisioneiros do tédio e da melancolia, por vezes arrastados para a ilusão da transgressão e das realidades destrutivas. Por isso, queridos amigos, gostaria que, como aconteceu ao povo de Israel na Babilônia, chegasse também a vós o anúncio da esperança: hoje o Senhor abre diante de vós um caminho e convida-vos a percorrê-lo com alegria e esperança", ressalta o Papa, dividindo a mensagem em quatro pontos.
Vatican News
0 comentários :
Postar um comentário