O Projeto Ecoguardiões realizou nesta quarta-feira (4) uma visita técnica ao Parque de Pituaçu, uma das principais reservas ecológicas de Salvador. O parque, conhecido por seus remanescentes de Mata Atlântica e a Lagoa de Pituaçu, é um espaço privilegiado que combina preservação ambiental com atividades culturais e de lazer.
Durante a visita, os participantes da iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) tiveram a oportunidade de explorar o parque e conhecer de perto a rica biodiversidade local e observar as práticas de gestão ambiental adotadas. Um dos principais focos é a coleta seletiva de resíduos sólidos, uma iniciativa fundamental para a sustentabilidade do parque.
A especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Sema, Luciana Rocha, explica que o projeto tem como objetivo difundir práticas de responsabilidade ambiental no âmbito da Sema e do Inema. Para isso, o EcoGuardiões desenvolve um trabalho formativo com os estagiários e colaboradores do primeiro emprego, capacitando-os para serem protagonistas e líderes de campanhas voltadas à sustentabilidade dentro dos órgãos. “Durante o ciclo formativo, eles aprenderam bastante sobre resíduos sólidos, educação, comunicação, e educação ambiental de forma abrangente. Uma das estratégias para ampliar o conhecimento desses participantes foi a realização de visitas técnicas. Essa visita ao Parque de Pituaçu tem o propósito de ajudá-los a formular e obter mais ideias para as ações que serão executadas pelos servidores com o intuito de promover práticas de maior responsabilidade ambiental e ampliar os conhecimentos desses Ecoguardiões.”, disse.
Os Ecoguardiões aprenderam sobre os métodos e desafios envolvidos na implementação de um sistema eficiente de coleta seletiva em áreas naturais. Essa experiência prática é uma extensão dos conhecimentos adquiridos nas rodas de conversa, complementando a formação em educação ambiental e incentivando a aplicação de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho e em suas comunidades.
“Às vezes, o que percebo é um pouco do complexo de vira-lata, de que só existem coisas boas e bonitas lá fora. E a importância desse parque para o Brasil, para a Bahia, e para o mundo é muito grande quando a gente se concentra na beleza e no potencial que não é explorado como deveria. E nós temos isso em Salvador. É uma joia rara. Uma riqueza que precisa ser preservada.”, disse a responsável pela gestão do parque, Bernadete Argolo.
“Foi incrível. Tem muita gente que não sabe do quão grande e o quanto é importante isso aqui. Eu mesma vinha aqui quando eu era pequena e eu não lembrava de como era tão bonito também. Então é muito incrível ter esse tipo de oportunidade. A gente também vê coisas boas e coisas ruins, mas sabemos que a gente pode ajudar e contribuir nas melhorias.”, disse Maria Clara Coelho.
O Projeto Ecoguardiões é uma das iniciativas promovidas no contexto do eixo “Mais Participação Social” do Programa Bahia Mais Verde, que busca aumentar o engajamento dos colaboradores na adoção de ações sustentáveis no ambiente de trabalho e incentivar a conscientização sobre a preservação ambiental e a transição socioambiental, ecológica e econômica no estado.
Fotos: Matheus Lemos/ Ascom Sema
0 comentários :
Postar um comentário