Americanos estão cada vez mais desconfiados das notícias sobre as eleições presidenciais, diz pesquisa
À medida que as eleições de 2024 nos EUA se aproximam, os eleitores estão lidando com uma enxurrada de informações e começam a achar que muito do que leem ou assistem é desinformação eleitoral, como mostra uma nova pesquisa do Pew Research Center,
O estudo revelou que 73% dos adultos americanos afirmam ver notícias imprecisas sobre a disputa entre Donald Trump e Kamala Harris “com alguma frequência”, sendo que 37% veem esse tipo de cobertura com “muito” ou “extrema” frequência.
Além disso, cerca de metade (52%) diz que é difícil distinguir o que é verdade ou não ao ler ou assistir notícias sobre a eleição.
O Pew aponta que essa percepção reflete um nível elevado de incerteza e confusão no ambiente eleitoral, onde a desinformação se tornou uma arma poderosa, moldando opiniões e influenciando decisões.
Diferenças partidárias na percepção da desinformação eleitoral nos EUA
Os dados da pesquisa também expõem diferenças notáveis entre Republicanos e Democratas.
Republicanos, incluindo os independentes que se inclinam para o Partido Republicano, relatam mais dificuldade em encontrar informações confiáveis sobre a eleição do que os democratas (29% contra 52%, respectivamente).
Eles também são mais propensos a afirmar que o noticiário sobre as eleições é impreciso. Essas disparidades refletem o ambiente polarizado dos Estados Unidos, onde diferentes grupos políticos têm percepções divergentes sobre a mídia e as informações que consomem, aponta o Pew.
Essas diferenças de percepção também são influenciadas pelas fontes: os que votam no Partido Republicano são mais propensos a consumir notícias de fontes como Fox News e Talk Radio, enquanto os eleitores de Kamala Harris buscam informações em canais como CNN e The New York Times.
mediatalks.
0 comentários :
Postar um comentário