Queda de Lula no Palácio da Alvorada destaca riscos de acidentes domésticos entre idosos
No último sábado (19), o presidente Lula sofreu uma queda no Palácio da Alvorada, ao escorregar no banheiro. Lula, que se preparava para viajar à Rússia para a Cúpula dos Brics, precisou cancelar sua ida e foi encaminhado ao hospital Sírio-Libanês, onde passou por exames e precisou de pontos e curativo. O presidente, que fará 79 anos em 27 de outubro, sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital”, em decorrência da queda.
De acordo com informações do DATASUS, no primeiro bimestre de 2024, foram registrados 17.136 atendimentos hospitalares e 9.658 atendimentos ambulatoriais, envolvendo idosos, na faixa etária de 60 a 110 anos.
O presidente da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico, Marcelo Tadeu Caiero, explica porque os acidentes domésticos com idosos são mais regulares e perigosos “Diversos fatores podem causar o aumento de quedas entre os idosos, como a fraqueza e perda muscular do corpo, efeitos colaterais de alguns remédios, perda de sensibilidade por distúrbios neurológicos, além de doenças ortopédicas ou prejuízo dos sentidos de visão e audição”.
Para a prevenção da incidência dessas quedas, os especialistas recomendam uma abordagem multidisciplinar. Começando por avaliação clínica sobre os possíveis problemas cardiovasculares, neurológicos e musculoesqueléticos, seguido pela prática de exercício físico para aumento da força muscular e a remoção de obstáculos que aumentem os riscos, além da instalação de barras de apoio em banheiros e melhorias na iluminação.
A Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico está à disposição para fornecer mais informações sobre as lesões mais comuns, o processo de recuperação e dicas de prevenção.
0 comentários :
Postar um comentário