Bahiana lança Ambulatório de Avaliação Cardiovascular para Atletas
A unidade visa a avaliação clínica de atletas federados, usuários do SUS, para a prevenção de acidentes cardiovasculares. Primeira ação acontecerá no dia 23 de novembro.
Episódios de morte súbita e mal-estar ligados a questões cardiovasculares em atletas têm sido cada vez mais frequentes. Entendendo que esportistas precisam de avaliação cardiovascular, com frequência, pelo menos no início das temporadas, e atualmente não há um ambulatório no Sistema Único de Saúde aqui em Salvador com esse foco, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública acaba de lançar o Ambulatório de Avaliação Cardiovascular para Atletas. A unidade visa a avaliação cardiovascular e fisiológica de atletas federados, usuários do SUS. O primeiro atendimento aos atletas acontecerá no próximo dia 23 de novembro, a partir das 7h, no Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana, localizado no Campus Brotas (Av. Dom João VI, 275, Brotas).
Para o próximo sábado, estão previstas as presenças de atletas de diversas federações, a exemplo da Federação de Boxe Olímpica e Profissional do Estado da Bahia, Federação Bahiana de Ginástica, Federação Brasileira e Baiana de Triathlon, Federação Nordestina de Flag Football (FENEFF) e Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).
“Esta iniciativa é de suma importância porque esse é o passo principal para a segurança na atividade física do atleta. É um evento raro, mas pode acontecer, um atleta ter um mal súbito, como recentemente houve, e a primeira barreira para evitar esse isso é identificar pessoas que têm algum risco maior cardiovascular para uma atividade de muito alta intensidade”, explica o idealizador do ambulatório e diretor médico do Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana, Dr. Luiz Ritt, médico cardiologista. O ambulatório também conta com a parceria do curso de Educação Física da Bahiana, coordenado pelo professor Clarcson Plácido.
No ambulatório, os atletas serão avaliados do ponto de vista cardiovascular, por meio de consulta, eletrocardiograma, ecocardiograma, exames laboratoriais e uma avaliação com a equipe de Educação Física do ponto de vista fisiológico funcional. Todos os atletas que serão avaliados, em uma ação junto com a Liga de Emergências da Bahiana, também serão treinados em ressuscitação cardíaca. Para participar, os interessados devem acessar o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/bdQJYEVaY0).
0 comentários :
Postar um comentário