Campanha “Cadê Minha Boneca Preta?” promove representatividade e autoestima infantil em Itaparica
Em comemoração ao Mês das Crianças e ao Mês da Consciência Negra, a campanha "Cadê Minha Boneca Preta?" chega à sua segunda edição em Itaparica, reafirmando a importância de fortalecer a autoestima infantil e promover a representatividade racial. Promovido pela Biblioteca Juracy Magalhães Jr., equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), o projeto realiza a doação de bonecas negras para crianças, incentivando o desenvolvimento de uma infância mais inclusiva e justa.
A campanha atua para que as crianças tenham contato com representações positivas e diversas, reforçando a formação de uma identidade saudável e valorizando as diferenças desde cedo. Ao proporcionar brinquedos que refletem a diversidade racial, o projeto ajuda a prevenir que preconceitos sejam internalizados e contribui para a construção de uma visão mais empática e inclusiva da sociedade.
Além de promover a doação das bonecas, a campanha estimula a união da comunidade local em torno da valorização da representatividade, fortalecendo laços sociais e criando um ambiente de apoio. A arrecadação dos brinquedos será realizada até o dia 11 de novembro, com um evento de entrega especial no dia 12 de novembro, que contará com uma programação cultural e educativa.
Programação – Evento de entrega da campanha "Cadê Minha Boneca Preta?"
Manhã
• 9h às 9h20 – Falas institucionais
• 9h às 12h – Intervenções artísticas com personagens (Princesa Tiana, heroína Maria Felipa e super-herói Pantera Negra)
• 9h25 – Apresentação dos alunos da Escola Municipal Maria Amélia Santos: Contribuições dos povos africanos para o conhecimento científico: a sustentabilidade do sujo ao limpo, Omi Layo
• 9h30 – Apresentação das alunas do Centro Educacional Adelita Batista: Eu e minha boneca
• 10h às 11h – Oficina de letramento racial para crianças, com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI)
• 11h às 11h30 – Apresentação artística do Robozão
Tarde
• 14h às 15h30 – Intervenções artísticas com personagens (Princesa Tiana, heroína Maria Felipa e super-herói Pantera Negra)
• 14h às 15h – Desfile de moda infantil com a Negrif: Identidade e resistência na infância
• 15h – Apresentação artística do Robozão
O evento, aberto à comunidade, acontecerá no dia 12 de novembro e oferece atividades que promovem a valorização da representatividade e a integração social.
0 comentários :
Postar um comentário