Espetáculos da Mostra Interior em Cena movimentam cena teatral de Salvador neste fim de semana
Os espetáculos se apresentam no Centro Cultural Sesi Casa Branca e no Teatro Sesi Rio Vermelho
O Sumiço do Galinho Qui ri qui qui - Credito Ety&Jô (5) - CiaCucadeTeatro.JPG
Espetáculo “O Sumiço do Galinho Qui Ri Qui Qui” | Foto: Ety&Jô – Cia. Cuca de Teatro
Neste fim de semana, Salvador abre espaço para duas produções cativantes da Mostra Interior em Cena, no Prêmio Bahia Aplaude, destacando a riqueza da cena teatral do interior baiano. No sábado (16) e domingo (17), o público poderá se encantar com os espetáculos “O Sumiço do Galinho Qui Ri Qui Qui” e “Flor D’água, Mulher Rio”, que prometem celebrar as narrativas únicas da cultura regional.
Às 16h, no Centro Cultural Sesi Casa Branca, “O Sumiço do Galinho Qui Ri Qui Qui” convida o público a acompanhar a corajosa Sofia em uma jornada de fantasia e encontros surpreendentes. Na busca por seu querido galinho, ela cruza o caminho de figuras folclóricas como a Borboletinha, o Pai Francisco, a sapa, e outras personagens encantadoras que compartilham de uma mesma busca por algo ou alguém perdido. A história conduz Sofia (e o público) a uma reflexão profunda sobre o verdadeiro significado do lar e das raízes que nos sustentam.
Mais tarde, às 20h, no Teatro Sesi Rio Vermelho, o espetáculo “Flor D’água, Mulher Rio” mergulha no imaginário do sertão baiano com a interpretação de Sibelle Lélis, que encarna Flor D’água, a própria personificação das águas do rio São Francisco. A narrativa traz à tona vozes femininas de diferentes tempos e vivências, evocando dramas, mistérios e canções das mulheres ribeirinhas do sertão.
Esses espetáculos são parte de um movimento que exalta a cultura do interior baiano, agora celebrada lado a lado com as produções da capital no Prêmio Bahia Aplaude, em sua 30ª edição. Até o dia 24 de novembro, outros espetáculos se revezam entre o Centro Cultural Sesi Casa Branca e o Teatro Sesi Rio Vermelho, competindo por uma vaga entre os indicados de 2025. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Para Jorge Albuquerque, produtor da edição comemorativa e à frente da Aplaude Produções, o Prêmio é mais do que uma competição; é uma vitrine que coloca Salvador e o interior no mesmo patamar, valorizando a diversidade cultural do estado.
SERVIÇO
Mostra Interior em Cena 2024 – Prêmio Bahia Aplaude
Espetáculo: O Sumiço do Galinho Qui Ri Qui Qui
Datas e horários: 16 e 17/11 | 16h
Local: Centro Cultural Sesi Casa Branca
Classificação: Infantojuvenil
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/o-sumico-do-galinho-qui-ri-qui-qui/2702891
Espetáculo: Flor D’água, Mulher Rio
Datas e horários: 16 e 17/11 | 20h
Local: Teatro Sesi Rio Vermelho
Classificação: 14 anos
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/flor-d-agua-mulher-rio/2702452
SINOPSES
O Sumiço do Galinho Qui Ri Qui Qui
O espetáculo conta a história da doce e destemida Sofia que sai pelo mundo em busca de seu Galinho Qui Ri Qui Qui. Ao iniciar sua jornada de aventuras e descobertas, é surpreendida por personagens fantásticos, como a Borboletinha que faz chocolate na cozinha da madrinha, o Pai Francisco que perdeu a liberdade, a dona sapa, mulher do sapo Cururu que perdeu o seu anel no mar, e tantas outras personagens que, assim como Sofia, perderam pessoas e coisas pelo caminho. No final da sua viagem, o doce perfume de alecrim a faz lembrar da sua madrinha e assim descobre que o melhor lugar é o lar de onde viemos.
Flor D’água, Mulher Rio
Da profundeza das águas do rio São Francisco surge a Flor D’água, uma mulher idosa personificando a própria água, em resposta aos tantos chamados de outras mulheres. Em uma narrativa dinâmica e musical a Senhora transfigura-se em outras mulheres que apresentam suas histórias, seus dramas e suas vivências. Passado, presente e contemporaneidade são permeados pelo regionalismo de mulheres do profundo sertão baiano que cantam suas histórias, lendas e mistérios. A narrativa musical “Flor D’água, Mulher Rio” tem completa autoria de sua intérprete e atriz carinhanhense Sibelle Lélis, que num solo povoa a cena com facetas ribeirinhas e femininas.
--
0 comentários :
Postar um comentário