Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 9 de novembro de 2024

Gincana do Bem mobiliza profissionais de saúde para doação de sangue

 

Gincana do Bem mobiliza profissionais de saúde para doação de sangue na Hemoba


No segundo ano consecutivo, a Gincana do Bem mobiliza os profissionais de saúde dos hospitais e maternidades de Salvador para a doação de sangue na Hemoba, até o dia 30 de novembro. Esta ação antecede e faz parte das atividades da Semana Nacional do Doador de Sangue, que ocorrerá de 25 a 29 de novembro, para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25. O objetivo é fomentar o sentimento de co-responsabilidade pela doação dentro das equipes de profissionais de saúde e de seus amigos e familiares. Além disso, intensificar a captação e formar novos doadores nas campanhas que acontecem ao longo do ano.


Participam da gincana os trabalhadores das principais unidades de saúde da Rede SUS e conveniadas na capital baiana atendidas com hemocomponentes fornecidos pela Hemoba. No ato de cadastro nos postos de coleta de sangue, o doador informará o código de identificação (numeração) da unidade para pontuar na Gincana. Ao final da campanha, será apurada a quantidade de candidatos à doação de cada unidade de saúde para declarar a vencedora. As três primeiras colocadas receberão uma placa em agradecimento pela participação.


Os códigos para a doação das unidades hospitalares são os seguintes: Doador Amigo do HM (Código 0195 - Hospital da Mulher), Amigos do Martagão (Código 056 - Hospital Martagão Gesteira), Amigos do HGE (Código 0200 - Hospital Geral do Estado), Amigos do Roberto (Código 0106 - Hospital Roberto Santos), Amigos do Subúrbio (Código 0197 - Hospital do Subúrbio), Amigos do HAN (Código 0193 - Hospital Ana Nery), Amigos do Ernesto (Código 0215 - Hospital Ernesto Simões Filho), Amigos do Aristides Maltez (Código 0294 – Hospital Aristides Maltez), Amigos do HOE (Código 0277 – Hospital Ortopédico do Estado), Amigos do CERPDF (Código 0289 – Centro de Referência às Pessoas com Doença Falciforme), Hemohupes (Código 0174 - Hospital Universitário Professor Edgar Santos) e Clube do Coração (Código 0266 - Maternidade Magalhães Netto).


Onde doar – O hemóvel estará no Hospital das Clínicas (UFBA) até amanha (08) e no Salvador Shopping, em 09/11, das 8h às 17h, e na Igreja Batista (Simões Filho), até 09/11, das 8h às 16h. Sempre com uma hora de intervalo para o almoço. O Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba) funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .


Critérios para doação - Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑