O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a Cúpula de Líderes do G20 nesta segunda-feira (18/11), destacando o agravamento das crises globais com aumento de guerras, condições climáticas extremas, fome e pobreza.
"Estive na primeira reunião dos líderes do G20, realizada em Washington em conexão com a crise financeira de 2008. Dezesseis anos depois, noto com tristeza que o mundo está em pior situação", disse ele.
O discurso foi proferido na primeira sessão da cúpula realizada no Rio de Janeiro este ano, que começou com o lançamento oficial da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Liderada pelo Brasil, presidente do G20 neste ano, a iniciativa nasceu com 147 membros fundadores, incluindo 81 países e grandes instituições internacionais como o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas (ONU).
“Será o nosso maior legado”, disse o presidente sobre a Aliança.
Dos membros do G20 – composto por 19 países mais a União Europeia e a União Africana – apenas a Argentina não aderiu.
O país, presidido por Javier Milei, tem mostrado oposição a vários programas multilaterais desde que o seu aliado Donald Trump foi eleito o novo presidente dos Estados Unidos. A posição da Argentina torna até difícil para os líderes chegarem a uma declaração de consenso para a cimeira.
0 comentários :
Postar um comentário