Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

OSBA realiza concerto na Biblioteca Central do Estado

 


OSBA realiza concerto na  Biblioteca Central do Estado no feriado nesta sexta-feira (15/11), às 18h

Quarta edição do projeto OSBArris terá solistas convidados e ingressos trocados por 1kg de alimento não  perecível; obras de compositores baianos fazem parte do concerto 



Orquestra Sinfônica da Bahia realiza nesta sexta-feira, dia 15 de novembro (feriado), às 18h, a quarta  edição do OSBArris, projeto em que a OSBA ocupa com música sinfônica o Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia. 

 


Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, esta edição do OSBArris contará com solistas de destaque do canto lírico nacional: a soprano paulista Marly Montoni, a mezzo-soprano mineira Edineia Oliveira, o tenor carioca Geilson Santos e o barítono mineiro David Marcondes. A entrada será feita pela doação de um quilo de alimento não perecível para o programa Bahia Sem Fome, com acesso sujeito à lotação do espaço.



No programa desta apresentação, a Orquestra promove um diálogo com o mês da consciência negra, com obras de dois compositores baianos negros da música de concerto: a “Abertura Nº 6”, de Damião Barbosa de Araújo (1778-1856); e as “As Belas Bahianas: Quadrilha de Contradanças", de Domingos da Rocha Mussurunga (1807-1856). O repertório ainda traz excertos da ópera “Porgy & Bess”, composta pelo estadunidense George Gershwin em 1935 e que ficou famosa por juntar características da ópera tradicional com a música folclórica norte-americana negra (em especial o jazz e o blues), além de contar na sua estreia apenas com intérpretes afro-americanos.



Esta é a quarta edição do OSBArris, projeto criado pelo maestro Carlos Prazeres visando unir a música sinfônica à rica tradição cultural dos Barris, bairro central e histórico de Salvador onde fica a  primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina, palco desta apresentação. Nesta edição, além de destacar a obra marcante de Gershwin, o Porgy and Bess, temos a honra de homenagear compositores negros baianos, como Damião Barbosa de Araújo e Mussurunga. É uma forma de reafirmar a importância da representatividade e celebrar o talento que constrói nossa identidade musical”, afirma o maestro.


SOBRE A OSBA: A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) foi criada em 30 de setembro  de 1982 e faz parte do corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em abril de 2017, seu  processo de publicização foi consolidado, passando a ser gerida pela Associação Amigos do  Teatro Castro Alves (ATCA), uma entidade sem fins lucrativos qualificada como  Organização Social (OS). A OSBA continua sendo um corpo artístico público, sendo mantida  com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA)  da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).


15/NOV (SEXTA) | OSBARRIS –
Horário: 18h

Local: Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris)

Ingressos: 1kg de alimento não perecível (doação para o Programa Bahia Sem Fome)

Regência: Carlos Prazeres

Solistas:  Marly Montoni (soprano), Edineia Oliveira (contralto), Geilson Santos (tenor) e Davi Marcondes (barítono)


Programa:

D. BARBOSA DE ARAÚJO – Abertura nº 6

D. R. MUSSURUNGA – As Belas Bahianas: Quadrilha de contradanças

G. GERSHWIN – Excertos da Ópera Porgy and Bess:

Summertime/ A woman is a sometime thing/ My man’s gone now/ The Promise’ Lan’/ I got plenty o’nuttin/ Bess, you is my woman now/ Oh, I can’t sit down/ I ain’t got no shame/ It ain’t necessarily so/ There’s a boat dat’s leavin’/ Lawd, I’m on my way


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑