"Perdidos na Salcity" é uma paródia contemporânea da peça Dois Perdidos Numa Noite Suja , de Plínio Marcos, sob a direção de Kadu Lima. A história acompanha Jorge e Tom, dois homens negros em situação de rua, que ocupam um teatro abandonado em Salvador. Em meio às ruínas do espaço, eles acompanham suas histórias e revelam dificuldades e frustrações de suas vidas, marcadas pela exclusão social, racismo e desigualdade. Através das técnicas do teatro épico de Bertolt Brecht, como a quebra da quarta parede e o uso de projeções multimídia, a peça convida o público a refletir criticamente sobre as injustiças que permeiam as grandes cidades e sobre quem realmente está "perdido" na sociedade.
Sobre o Coletivo:
O Coletivo Salvador das Artes Teatro é formado por artistas e educadores comprometidos com a pesquisa, produção e democratização da linguagem teatral em Salvador. Com 9 anos de atuação, o coletivo mantém uma trajetória contínua de investigação artística, produção cênica e apresentações de espetáculos, explorando diversos estilos e técnicas teatrais. Além das montagens, o grupo promove cursos, workshops e workshops, sempre buscando garantir o acesso à formação artística de forma inclusiva, seja por meio de atividades gratuitas ou a preços populares.
FICHATÉCNICA
Espetáculo:Perdidos na Salcity
Texto e Direção: Kadu Lima
Assitência de Direção: Vado Souza Junior
Preparação de Elenco: Leno Sacramento
Figurinos: Diega Pereira e Wagner Lacerda
Iluminação:Helinho
Cenário: Kadu Lima
ProduçãoAudiovisual: Ricardo Soares
Produção e Realização:Coletivo Salvador das Artes
Assistência de Produção: Natália Mayan, Reginaldo Carvalho e Jean Rocha
Elenco
Jean Rocha
Reginaldo Carvalho
Elenco de Apoio
Vado Souza Junior
Kadu Lima
Espetáculocontempladopelo edital de ocupação grastuita de equipamentos culturais “OCUPE SEU ESPAÇO”–Secult-BA–Governo do Estado.
Serviço
Espetáculo:Perdidos na SalcityDias:29 e 30 de novembro
(sexta e sábado)
Local: Espaço Cultural AlagadosHorário:19:30h
Cidade: Salvador
Classificação: 12 anos
Entrada: 10,00 (meia) e 20,00 (inteira)
Informações: (71)99699-0427
MAIS INFORMAÕES SOBRE O ESPETÁCULO
Perdidos na Salcity," criação do ator e diretor teatral, Kadu Lima, é uma paródia contemporânea inspirada na peça "Dois Perdidos numa Noite Suja" de Plínio Marcos, que utiliza o teatro épico de Bertolt Brecht para explorar temas como racismo, exclusão social, desigualdade e invisibilidade das pessoas negras nas metropoles. A narrativa acompanha Jorge e Tom, dois homens negros que ocupam um teatro abandonado em Salvador, trazendo à tona a dura realidade de muitos brasileiros que enfrentam vulnerabilidades semelhantes nas periferias urbanas. Ao reimaginar a obra de Marcos, Kadu Lima usa técnicas brechtianas como a quebra da quarta parede, narrações diretas ao público, trocas de personagens e projeções multimídia, criando um distanciamento crítico que incentiva o espectador a refletirsobre os problemas apresentados na peça. O espetáculo se propõe a ser mais do que uma simples encenação teatral: é um convite ao diálogo e à transformação social. A escolha dos personagens e a contextualização da trama buscam construir uma representação autêntica e complexa das experiências afro-brasileiras, destacando as subjetividades e adiversidades que permeiam as vidas dos protagonistas.
A estreia de "Perdidos na Salcity" aconteceu em agosto de 2024, com uma única apresentação na sala 104 da UFBA, integrando a mostra cênica "A Cena Aberta", sob orientação dos professores da escola de Teatro da UFBA, Paulo Cunha e Eduardo Tudella, como parte do curso de Direção Teatral. Recebendo críticas positivas de professores e público, o espetáculo se destacou por sua relevância social e por sua abordagem dos temas abordados. Em novembro, a peça retornou em cartaz, com apresentações no Teatro Martim Gonçalves e agora no Espaço Cultural Alagados através do Edital Ocupe seu Espaço do Governo do Estado da Bahia.
PERDIDOS NA SALCITY
Duração: 50 minClassificação: 12 anos
Um espetáculodo Coletivo Salvador das Artes
0 comentários :
Postar um comentário