Foto: Amanda Oliveira. |
A Festa de Santa Luzia é um evento religioso católico, tradicional na cidade de Salvador, no estado brasileiro da Bahia. Realiza-se anualmente no dia 13 de dezembro no bairro do Comércio em homenagem a Santa Luzia.
Dia de Santa Lúcia. Loja, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
A Igreja de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, situada no Comércio, possui uma gruta da qual sai água desde o século XVII, quando a igreja ainda era uma pequena capela. A água que corre dia e noite desta nascente nunca seca é procurada pelos fiéis do santo, que lavam os olhos e até a levam para casa numa garrafa. Os fiéis fazem fila para lavar os olhos e, fora da igreja, vendedores vendem toalhas com o nome de Santa Luzia para que depois as pessoas possam secar os olhos.
O dia 13 de dezembro é dedicado a Santa Luzia, protetora dos olhos, que é um dos feriados mais tradicionais da cidade. Os devotos assistem às missas às 6h, 8h, 15h e 17h. O ponto alto da festa é a missa solene às 10h, seguida de procissão com a imagem da santa pelas principais ruas da Comércia. A caminhada sai da Igreja do Pilar e segue até a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia e retorna à igreja matriz. As cores tradicionais do santo são o amarelo e principalmente o vermelho. As pinturas no interior da igreja e as que seguem na procissão são ricamente decoradas com flores nestas cores.
A Igreja do Pilar também é muito bonita, decorada com estrelas douradas por toda parte, até no teto, e azulejos espanhóis pintados de azul nas paredes. A Igreja do Santíssimo Sacramento Nossa Senhora do Pilar, padroeira de Espanha, foi construída pelos espanhóis em 1700. Há um século e meio, a capela de Santa Luzia, situada na Avenida Contorno, no espaço que hoje é o Solar do Unhão , tornou-se um incêndio. Assim a imagem de Santa Luzia foi transferida para a igreja do Pilar. Os crentes também vieram. Já havia um poço de mina nos fundos da igreja.
0 comentários :
Postar um comentário