Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

OSBA faz concerto gratuito de Natal dia 22/12

 

Natal da OSBA celebra as festas de fim de ano com concerto gratuito na Igreja de São Francisco, no Pelourinho 


Com regência do maestro Carlos Prazeres, evento acontece no dia 22 de dezembro (domingo), às 17h; obras de Tchaikovsky, Händel e Dvořák estão no programa.


A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realizará no próximo dia 22 de dezembro (domingo), às 17h, o Natal da OSBA, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho. O concerto terá a regência do maestro Carlos Prazeres, além de contar com a participação como solistas da soprano Maria Carla Pino Cury e o Spalla da OSBA, o violinista Francisco Roa. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.


O tradicional Natal da OSBA encerra as atividades da temporada 2024 da Orquestra, com um repertório que equilibra clássicas natalinas, momentos de virtuosismo instrumental e vocal, além de obras que evocam esperança e união.


O programa inclui as obras: "O Quebra-Nozes: Suíte n° 1", do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893); “Song to the Moon”, da ópera “Rusalka”, do compositor tcheco Antonín Dvořák (1841-1904); “Bailèro”, da coletânea “Chants d’Auvergne”, do compositor francês Joseph Canteloube (1879-1957); trechos de “O Messias”, do compositor alemão Georg Friedrich Händel (1685-1759); e árias da ópera “Júlio César no Egito”, também de Händel.


Para o maestro Carlos Prazeres, a apresentação busca transmitir uma mensagem de paz e renovação, resgatando o verdadeiro espírito do Natal. “Queremos oferecer ao público um momento de acolhimento e conexão, onde a música serve como linguagem universal para celebrar a fraternidade e a esperança de um novo ano mais harmonioso”, afirma Carlos Prazeres.


O maestro ainda destaca a presença da soprano brasileiro-chilena (nascida na Paraíba) Maria Carla Pino Cury e do violinista chileno Francisco Roa, que dão um toque especial à apresentação de encerramento da temporada 2024 da OSBA.



“Maria Carla é uma cantora excepcional, com uma presença de palco cativante e uma voz que transmite emoção em cada frase musical. Já Pancho, como carinhosamente chamamos nosso Spalla, traz uma liderança artística exemplar à frente da orquestra. Seu virtuosismo e sensibilidade garantem interpretações marcantes, e sua participação como solista destaca ainda mais a excelência da OSBA como conjunto”, enfatiza Carlos Prazeres. 


Para o maestro, quem for à apresentação encontrará um concerto que trará a memória afetiva de clássicos que transcendem gerações, assim como um virtuosismo vocal e instrumental, numa atmosfera única de uma Orquestra conectada com sua sociedade. E, como desejo natalino e de ano novo, Carlos Prazeres deixa o recado: 


“Gostaríamos de agradecer profundamente ao público que nos acompanhou ao longo de 2024, fortalecendo a ligação entre a OSBA e a comunidade baiana. Desejamos a todos um Natal repleto de luz, música e união, e que 2025 seja um ano de muita paz e realizações! Que continuemos juntos, inspirados pela beleza da arte e da música, em cada nota tocada e ouvida”. 


SOBRE A OSBA: A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) foi criada em 30 de setembro de 1982 e faz parte do corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em abril de 2017, seu processo de publicização foi consolidado, passando a ser gerida pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), uma entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS). A OSBA continua sendo um corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).


SERVIÇO: 22/DEZ (DOMINGO) – NATAL DA OSBA


Horário: 17h


Local: Igreja de São Francisco (Pelourinho)


Entrada franca, sujeita à lotação do espaço.


Regência: Carlos Prazeres


Solista: Maria Carla Pino Cury (soprano) e Francisco Roa (violinista).


Programa:


Tchaikovsky - O Quebra Nozes: Suíte n° 1


Bruch - In Memoriam, Op. 65


Dvořák - Rusalka, Op.114 (Song to the Moon)


Canteloube - Chants d’Auvergne: Bailèro



Händel - O Messias: Rejoice Greatly, O Daughter of Zion; Árias da ópera “Júlio César no Egito”: “Piangerò la sorte mia, si crudele” / “V’adoro, pupille, saette d’Amore”.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑