A noite desta segunda-feira (9) foi marcada pela premiação de três unidades da corporação por iniciativas de gestão de excelência e pela certificação de 86 que alcançaram as pontuações necessárias entre as 153 inscritas. O reconhecimento dessas iniciativas ocorreram durante a 7ª edição do Prêmio Polícia Militar de Gestão de Qualidade (PPMGQ), evento anual com o objetivo de estimular e apoiar as organizações na evolução da gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e prestem melhor serviço à sociedade.
A 47ª CIPM / Pau da Lima (1º lugar), a 82ª CIPM / CAB (2º lugar) e o Esquadrão de Polícia Montada – Itabuna (3º lugar) foram as unidades que conquistaram as primeiras colocações. Além dos troféus, essas unidades também tiveram seus nomes inscritos no Livro de Ouro do Modelo de Excelência da Gestão.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, entregou troféus e certificados aos representantes da Polícia Militar da Bahia. Também prestigiaram a premiação o subcomandante-geral da PM, coronel Nilton Machado, oficiais e praças da corporação.
Metodologia: O sistema de avaliação utilizado pela PMBA é o Modelo de Excelência e Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que está em alinhamento às mais atuais práticas de gestão, inclusive internacional. A certificação representa uma ferramenta capaz de nortear a tomada de decisões para melhorar os serviços prestados, bem como o alcance dos resultados desejados pela instituição.
Etapas: O processo de certificação das unidades envolve etapas de preenchimento de relatório, análise documental e visita técnica pela comissão de avaliadores. Durante as visitas de avaliação, a comissão ainda presta consultoria às unidades da corporação com o objetivo de contribuir no aprimoramento da gestão até conquistarem a certificação no ano seguinte.
0 comentários :
Postar um comentário