Nesta quarta-feira, 5,5 mil novos ou reeleitos prefeitos tomam posse no Brasil.
A Constituição Federal estabelece que a posse de prefeitos e vice-prefeitos deve ocorrer no primeiro dia do ano.
O começo de 2025 é caracterizado pela tomada de posse de novos prefeitos e vice-prefeitos em todo o território nacional, escolhidos nas eleições municipais realizadas em 2024.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação aconteceu em 5.569 municípios, distribuídos pelos 26 estados brasileiros. Em 51 casos, a decisão ocorreu no segundo turno.
Em pelo menos 18 cidades, a tradicional cerimônia de posse não será realizada no primeiro dia do ano. Isso ocorre porque, nesses locais, o processo eleitoral encontra-se travado por questões judiciais e ainda necessita da avaliação dos tribunais eleitorais.
A Constituição Federal de 1988 estabelece a data para a posse de prefeitos e vice-prefeitos. A lei orgânica de cada cidade determina a posse dos vereadores eleitos. Portanto, não tem uma única data.
Conforme o TSE, aproximadamente 156 milhões de eleitores tiveram a oportunidade de votar nas eleições municipais de 2024. As mulheres representaram 53,4% do total, representando aproximadamente 82 milhões de votantes.
0 comentários :
Postar um comentário