Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

TCA realiza Pílulas de Verão com cursos gratuitos e virtuais

 

Mergulho na música sinfônica: TCA realiza Pílulas de Verão com cursos gratuitos e virtuais


Em três dias, público poderá ter primeiro contato com temas do universo orquestral 


O Teatro Castro Alves (TCA) inicia o novo ano convidando o público a mergulhar na música orquestral por meio de uma experiência introdutória e enriquecedora. Entre os dias 6 e 8 de janeiro (segunda, terça e quarta-feira), as "Pílulas de Verão" dos Cursos de Iniciação ao Universo da Música Sinfônica oferecem uma oportunidade única para quem deseja ter o primeiro contato com esse vasto patrimônio cultural. As aulas, com duração total de 4,5 horas, ocorrerão na modalidade online. Para participar, basta acessar a sala virtual nos horários indicados, com limite de 100 participantes por turma. Os links de acesso estão disponíveis no site www.ba.gov.br/tca. 


Serão oferecidas três turmas gratuitas: "Falando da Flauta Doce", das 10h às 11h30, com Uibitu Smetak; "Três Compositores do Período Romântico: Schubert, Schumann e Chopin", das 14h às 15h30, com Karina Seixas; e "A Linguagem Musical da Orquestra Sinfônica", das 16h30 às 18h, com Alexandre Loureiro. 


Os Cursos de Música do TCA, conduzidos por professores da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), são experiências didáticas voltadas para iniciantes, sem a necessidade de conhecimento prévio. O objetivo é despertar a apreciação musical, demonstrando que a música clássica pode ser acessível, envolvente e prazerosa para todos.

 


FALANDO DE FLAUTA DOCE


Com Uibitu Smetak


Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 10h às 11h30


Serão apresentadas peças para flauta doce de três períodos distintos (uma peça em cada encontro): Idade Média, Renascença e Barroco. Depois das audições, um diálogo sobre o universo da flauta doce objetiva esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o instrumento: sua história, tipos de flauta, materiais, digitação germânica e barroca, repertório etc. Quem desejar participar tocando também será bem-vindo e poderá, assim, tirar dúvidas de técnica. Os encontros são independentes, o ouvinte pode participar de todos ou apenas de um ou dois deles. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.


 


TRÊS COMPOSITORES DO PERÍODO ROMÂNTICO: SCHUBERT, SCHUMANN E CHOPIN


Com Karina Seixas


Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 14h às 15h30


Tem como objetivo aproximar o público leigo do universo da música clássica, proporcionando uma escuta mais refinada das obras desses três grandes compositores. O curso explora as características marcantes da música romântica do século XIX, abordando o contexto histórico-cultural da época, os elementos musicais utilizados por cada compositor e uma breve biografia de Schubert, Schumann e Chopin. O curso é ministrado pela professora de orquestra Karina Martins Seixas.


 



A LINGUAGEM MUSICAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA


Com Alexandre Loureiro


Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 16h30 às 18h


Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o minicurso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e para as pequenas formações feitas com seus instrumentos (cameratas). São abordadas as características dos instrumentos de uma orquestra, a organização dos naipes, o papel do maestro e o repertório sinfônico. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.


 


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑