Especialista dá dicas de cuidado e tratamentos para você aproveitar a praia e piscina sem se preocupar com fios ressecados.
Com a chegada do verão e as férias de dezembro, as praias e piscinas ficam lotadas. Famílias viajam para o litoral de todo o Brasil, amigos se reúnem em casas de veraneio e o objetivo de todos é um só: aproveitar a melhor época do ano. Contudo, é necessário se atentar aos cuidados com a saúde capilar, já que a exposição frequente aos raios ultravioleta pode ser bastante prejudicial para o couro cabeludo.
O cabelo não emite sinais de dor para sinalizar impactos causados pela exposição solar, dificultando a identificação de qualquer alteração nos fios. Porém, a radiação e o cloro das piscinas danificam a fibra capilar, provocando ressecamento, textura áspera e diminuição do brilho. Mas, de acordo com a especialista em estética capilar e fundadora do Stylebar, Gisela Prochaska, alguns cuidados simples podem amenizar e até resolver os problemas.
01 – Invista em um protetor solar para os cabelos
É bem comum lembrar de proteger a pele do corpo e rosto quando vamos à praia, mas você também pode e deve investir em produtos de proteção para o couro cabeludo. Há diversas opções disponíveis no mercado que ajudam no fortalecimento dos fios e na proteção deles contra a radiação ultravioleta.
02 – Hidrate-se. O lembrete de beber água também serve para os seus fios.
Um dos maiores problemas que o cabelo enfrenta durante essa época é o ressecamento, e investir em produtos que ajudam na recuperação de água pelos fios é extremamente necessário para manter o brilho e a força do cabelo. Monte um kit que contenha shampoos e condicionadores que combatam a oleosidade e hidratem o couro cabeludo.
03 – Seque os cabelos após mergulhar na praia ou piscina.
O sal da água do mar e o cloro das piscinas são altamente prejudiciais, pois alteram o pH do cabelo, abrem a cutícula dos fios e os deixam porosos, e essa agressão aos fios aumenta bastante em um período tão seco. Por isso, após dar aquele mergulho, lave os fios de imediato com água doce. O uso de óleo capilar antes de mergulhar também ajuda a fortalecer cabelos que possuam algum tipo de química.
04 – Use chapéus ou bonés
Como o objetivo principal é proteger os fios dos raios ultravioleta, bonés e chapéus são aliados práticos na proteção. Na ida à praia ou durante aquele bronze à beira da piscina, opte por coberturas que protejam seu cabelo do sol. Não gosta desses acessórios? Sem problemas! Utilize lençóis, cangas ou guarda-sol, o importante é se proteger.
05- Nada melhor para aliviar o calor do que uma ducha bem gelada!
De cabeça quente ninguém pensa direito, não é? Quem dirá no verão. Sempre opte pelo banho com água fria, principalmente após mergulhos na praia ou piscina. A água fria fecha a cutícula dos fios, que é bastante agredida com exposição à água do mar, além de aumentar a maciez e ser uma forte aliada ao processo de hidratação.
Bônus – Acompanhe o ritual do verão
Além das dicas acima, a especialista também desenvolveu um cronograma chamado “Summer Ritual”, que é aplicado nos salões de beleza da marca. O roteiro consigo em seguir, na ordem, os seguintes cuidados com os fios: 1. Fazer um tratamento pré-lavagem; 2. Em seguida realizar a hidratação do cabelo; 3. Usar produtos de reconstrução; 4. Finalizar com o uso de uma máscara que converse com a proposta.
Mais informações em https://stylebar.net.br/
0 comentários :
Postar um comentário