Secretário de Justiça, Felipe Freitas, defende maior participação da Bahia no cenário jurídico nacional durante posse da OAB-BA
Evento marca início do triênio 2025-2027 da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia. Felipe Freitas, que também é jurista e professor universitário de direito, parabenizou Daniela Borges pela sua recondução como presidenta reeleita da OAB-BA.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), Felipe Freitas, representou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) na solenidade de posse da nova Diretoria do Conselho Seccional da OAB-BA, seu Conselho Pleno e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) para o triênio 2025-2027. O evento, realizado na última sexta-feira (21), marcou a recondução de Daniela Borges à presidência da seccional baiana da Ordem (OAB-BA) e reuniu autoridades, advogados e representantes do meio jurídico.
Durante sua participação, Felipe Freitas destacou a importância de uma advocacia forte, independente e atuante como pilar essencial da democracia e da garantia de direitos. O secretário também aproveitou a ocasião para defender uma maior presença da Bahia no cenário jurídico nacional, ressaltando que o estado – berço de Rui Barbosa e de importantes contribuições ao pensamento jurídico brasileiro – ainda enfrenta uma sub-representação em espaços de decisão.
“Não é justo que a Bahia, terra de Rui Barbosa, fique de fora dos debates decisivos do pensamento jurídico nacional. A nomeação de baianos e baianas para os Tribunais Superiores, a presença em conselhos nacionais do sistema de justiça e o reconhecimento do pensamento jurídico baiano nos cursos universitários e concursos da área são avanços fundamentais para democratizar o direito brasileiro", afirmou o secretário.
Freitas destacou também o trabalho da presidenta reeleita da OAB-BA, Daniela Borges, elogiando sua atuação na defesa da advocacia, da democracia e dos direitos humanos. “Parabenizo todas e todos que constroem essa instituição essencial, em especial a presidenta reeleita Daniela Borges, que tem desempenhado um trabalho incansável para fortalecer a advocacia baiana. Que este novo ciclo seja de avanços e conquistas, sempre em defesa da justiça e da democracia!", declarou em seu Instagram.
A solenidade marcou não apenas a posse dos novos dirigentes da OAB-BA, mas, também, um momento de reafirmação do compromisso da advocacia com a justiça e os direitos fundamentais. Para Freitas, com a liderança de Daniela Borges, a seccional baiana da Ordem segue fortalecendo o protagonismo das advogadas e dos advogados do estado no debate jurídico nacional.
0 comentários :
Postar um comentário