Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 6 de março de 2025

15 denúncias de violência contra mulheres no início do Carnaval


 Chatbot da Prefeitura de Salvador registra 15 denúncias de violência contra mulheres nos primeiros dias do Carnaval


Foto: Bruno Concha / Secom PMS

O Carnaval de Salvador 2025 tem sido marcado por diversas iniciativas voltadas para a proteção de grupos vulneráveis. Uma das novidades deste ano é o uso de tecnologia para facilitar a denúncia de agressões contra mulheres. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), criou um chatbot de denúncias disponível no WhatsApp que tem como objetivo agilizar o processo de denúncia e fornecer informações sobre os tipos de violência, direitos das mulheres e serviços de apoio.


Nos dois primeiros dias de operação, segundo a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o sistema registrou cerca de 15 ocorrências. “Estamos acompanhando de perto a questão da violência contra a mulher no Carnaval e sabemos que precisamos de políticas públicas cada vez mais eficazes. Desenvolvemos, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), a customização de um aplicativo para tornar as denúncias mais eficientes e facilitar a localização dos espaços de apoio para as mulheres, como postos de saúde, DEAMs e nossos postos avançados de atenção à mulher”, disse.


“No aplicativo, há um espaço denominado ‘Proteção à Mulher’. Ao clicar ali, a usuária encontra opções para fazer a denúncia, obter informações e interagir com uma IA, que oferece apoio e orienta sobre o canal mais apropriado e o local mais adequado para atendimento, seja ela vítima ou testemunha da violência”, explicou a secretária Fernanda Lordêlo.


O Chatbot de denúncias da Prefeitura de Salvador está disponível pelo número de WhatsApp (71 98791-3420). Além do sistema, outras iniciativas de acolhimento e proteção também estão em vigor, como campanhas de conscientização e postos de acolhimento espalhados pelos circuitos do Carnaval, como o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra Mulher.


Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 27/2 a 5/3. A programação completa pode ser acessada no site (http://carnaval.salvador.ba.gov.br/) e, também, no Instagram (@salvadormeucarnaval).

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑