Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 1 de março de 2025

Campanhas Oxe, me respeite e Laço Branco focam na prevenção

 

Campanhas Oxe, me respeite e Laço Branco focam na prevenção e no enfrentamos da violência contra as mulheres no Carnaval


Com foco na segurança e no bem-estar das mulheres durante o Carnaval 2025, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), promoverá ações estratégicas para o enfrentamento à violência de gênero e a promoção da igualdade, com as  Campanhas Oxe, me respeite e Laço Branco. As ações ocorrerão entre sexta-feira (27) e terça-feira (4), nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico), além de bairros da capital e algumas cidades do interior.


A campanha "Oxe, me respeite!" será intensificada durante os dias de folia, fortalecendo a rede de atendimento às mulheres em situação de violência. Equipes da SPM estarão nos circuitos carnavalescos e em bairros como Cajazeiras, Periperi e Nordeste de Amaralina, promovendo a sensibilização para a prevenção e o enfrentamento da violência contra as mulheres. Serão distribuídos materiais como adesivos e tatuagens temporárias, chamando atenção para que se curta a folia com respeito e alegria e divulgando a Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180. Já a Campanha Laço Branco envolverá a sensibilização e a distribuição de pulseiras com a frase "Oxe, eu respeito às mulheres - feminicídio zero", nos blocos com grande concentração masculina.  


De acordo com a Secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, todas essas iniciativas já fazem parte da programação do Março Mulher e reafirmam o compromisso do Governo do Estado com a igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres. "Além dessas campanhas, nossas equipes estarão atuando nas Tendas Oxe, me respeite, instaladas na Praça Eliana Kertész, também conhecida como Gordinhas de Ondina, e em frente à Câmara Municipal, no Pelourinho, para o acolhimento e atendimento psicossocial e jurídico, em caso de violência de gênero. E esta é uma das frentes de atuação do nosso governo, que no conjunto de secretarias, como é o caso da SPM, atua de forma integrada para que as mulheres, que vão curtir e as que vão trabalhar, possam ter um Carnaval com segurança e alegrias”, afirmou, ao destacar também o engajamento da Rede de Enfretamento à Violência contra a Mulher.


Distribuição de funil urinário descartável - Uma novidade deste ano será a distribuição de funis urinários descartáveis nas Tendas "Oxe, Me Respeite!". O objetivo é proporcionar mais higiene e conforto às mulheres que utilizam banheiros públicos, permitindo uma experiência mais segura e prática. Os funis também integram a Campanha Oxe, me respeite e trazem o número da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180. 


Ativação da Campanha Laço Branco:

•     Sexta-feira (28/02): Bloco Olodum, às 15h, no Pelourinho

•     Sábado (01/03): Bloco As Muquiranas, às 16h, no Campo Grande e Bloco Ilê Aiyê, 19h, no Curuzu

•     Domingo (02/03): Afoxé Filhos de Gandhy, às 15h, no Pelourinho e Bloco Os Toalhas, às 17h, no Nordeste de Amaralina.


Utilidade Pública para as mulheres: Se você precisar de ajuda ou de orientação procure:

- Tendas Oxe, Me Respeite!: Avenida Milton Santos (Ondina) e em frente à Câmara de Vereadores (Pelourinho)

- Hospital da Mulher: Atendimento especializado para mulheres em situação de violência.

Endereço: Rua Barão de Cotegipe, 1153, Largo de Roma, Salvador. Telefone: (71) 3034-5005

- Casa da Mulher Brasileira de Salvador: Atendimento 24h, oferece serviços essenciais, incluindo Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam.

Endereço: Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah. Telefone: (71) 3202-7390


Ascom SPM

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑