Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de março de 2025

Caravana de Direitos Humanos oferece atendimento gratuito

 
São Salvador 476 anos: Caravana de Direitos Humanos oferece atendimento gratuito e cidadania para 
população do Pelourinho até esta sexta-feira



A edição comemorativa dos 476 anos de Salvador da Caravana de Direitos Humanos contabilizou 720 já no primeiro dia de atendimentos


A dona de casa Vilma dos Santos, 43 anos, mora no Centro Histórico de Salvador. Ela aproveitou a Caravana de Direitos Humanos para conseguir uma nova carteira de identidade e fazer o tratamento odontológico. Vilma e outras milhares de pessoas passaram pelo atendimento itinerante, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos- SJDH, nesta quinta-feira (27), no Pelourinho.


Essa edição especial da Caravana é direcionada à celebração do 476ª aniversário da primeira capital do Brasil. A SJDH e mais de 20 órgãos parceiros foram mobilizados para ocupar as ruas do Centro Histórico com iniciativas que fortalecem a cidadania, o bem-estar e a dignidade de milhares de soteropolitanos. Até esta sexta-feira (28), quem visitar um dos principais pontos turísticos de Salvador terá acesso a diversos serviços gratuitos de documentação civil, atendimento jurídico, de saúde e administrativo. Já no primeiro dia, foram contabilizados 720 atendimentos.


“Fiquei sabendo do atendimento por um vizinho. Estava precisando fazer um novo RG, porque o antigo estava muito velho. Agora, vou poder resolver várias outras coisas, como ir ao banco”, disse Dona Vilma na primeira edição da Caravana de Direitos Humanos de 2025. Além da emissão de RG, certidões de nascimento e de casamento, é possível acessar serviços como renegociação de dívidas e orientação financeira com o Procon-BA, apoio jurídico para reconhecimento de paternidade, retificação de prenome e gênero para pessoas LGBTQIAPN+, previdenciário, intermediação de mão de obra, consultoria para o CredAfro.


O estudante de cinema e presidente do Instituto Afroamérica, Paulo Reis, 37 anos, morador de Cruz das Almas, veio a Salvador para resolver assuntos pessoais e soube do atendimento da Caravana de Direitos Humanos. Conseguiu fazer a carteira de identidade e procurou consultoria para o CredAfro. “Eu assisto TV uma vez ou outra, quando soube que ia ter a Caravana. Estou aqui, para fazer o meu RG e também procurei informação sobre o Afrocrédito e percebi que podia ser contemplado. O crédito vai ser extremamente importante, porque vai viabilizar alguns projetos meus na área de cinema e educação”, explicou o estudante.


Segundo a coordenadora estadual de Promoção da Cidadania, Maria Fernanda Cruz, a Caravana tem um papel fundamental para o enfrentamento às violações de direitos e promoção da cidadania. “Queremos estar próximo das pessoas que convivem no Centro Histórico, que, na sua maioria, estão em situação de vulnerabilidade e que têm os seus direitos violados. Precisamos trazer políticas públicas e serviços que possam trazer dignidade para todos os cidadãos”, ressaltou.


Educação e Cultura
Contribuir para o aprendizado, levando educação e cultura em Direitos Humanos para alunos da rede pública é outro eixo da Caravana de Direitos Humanos. Roda de leitura, desenho e pintura fizeram a alegria desse público na unidade móvel do Projeto Axé, o Axé Buzú, e na Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon. Já no Colégio Estadual Azevedo Fernandes, foram discutidos temas como ‘Trajetória de Vida’, ‘Prevenção a violência contra a mulher’ e ‘Prevenção a LGBTfobia’ nas oficinas para estudantes do ensino médio.


Parceiros
Além da SJDH, que coordena a Caravana, várias outras secretarias participam da ação. Entre elas, a de Segurança Pública (SSP); Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); Saúde (Sesab); Trabalho, Emprego e Renda (Setre); Educação (SEC); Políticas para as Mulheres (SPM); Cojuve (Coordenação de Políticas para a Juventude); além de instituições do Sistema de Justiça como Ministério Público, Defensoria Pública, Arpen (Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia); Tribunal de Justiça; Justiça Eleitoral; Embasa e INSS.


Fotos: ASCOM/SJDH

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑