Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 18 de março de 2025

Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero



Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero: Bahia lidera número de casos novos da doença na região Nordeste 


Na data, celebrada em 26 de março, especialistas fazem um alerta sobre a importância dos exames preventivos, da vacina anti-HPV e do comportamento sexual seguro, principais formas de prevenir a doença, considerada altamente evitável. O Ministério da Saúde anunciou uma estratégia nacional para reforçar a vacinação com ampliação da idade e inclusão de novos grupos prioritários

 

Terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina do Brasil (atrás do câncer de mama e do colorretal), o câncer de colo de útero representa um problema de saúde pública. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o país deve registrar 17.010 novos casos da doença em 2025. A Bahia lidera o número de novos diagnósticos da doença na região Nordeste, com estimativa de 1160 novos casos este ano. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 6,5 mil mortes por câncer do colo do útero são registradas todos os anos.


Cerca de 90% dos casos da doença, também conhecida como câncer cervical, estão relacionados a infecção persistente por determinados tipos de HPV (Papilomavírus humano), vírus transmitidos em relações sexuais sem proteção, principalmente o HPV-16 e o HPV-18, considerados de alto risco oncogênico. Um estudo britânico, publicado na revista Lancet Oncology, constatou que a incidência de câncer de colo uterino foi 87% menor em mulheres vacinadas contra HPV comparada com gerações anteriores não vacinadas. “Uma das principais aliadas na prevenção dos cânceres ginecológicos é a vacinação contra o HPV”, explica a oncologista Luciana Landeiro, da Oncoclínicas na Bahia. “A vacinação antes do início da vida sexual é muito importante para controle da doença”, reforça. A médica lembra que, recentemente, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para jovens até 19 anos com o objetivo de resgatar jovens que ainda não receberam o imunizante.


A oncologista Camila Kelly Chiodi, da Oncoclínicas, lembra que as infecções por HPV são silenciosas na maioria dos casos e a infecção pode ficar meses a anos sem apresentar sintomas. “Isso reforça a importância da vacinação contra HPV e da adoção de um comportamento sexualmente seguro”, afirma a especialista.


“A imunização contra o HPV, além de ser fundamental para prevenção dos cânceres ginecológicos, ajuda também a proteger contra vários outros tipos de neoplasias associadas a infecções pelo HPV, como a de orofaringe, ânus e pênis”, destaca o oncologista Daniel Brito, da Oncoclínicas.  “Os pais precisam entender que é necessário vacinar meninos e meninas”, afirma.


Outros fatores de risco, além do HPV, podem influenciar no surgimento do câncer de colo de útero.  “A higiene íntima inadequada, o tabagismo, a iniciação sexual precoce e a multiplicidade de parceiros são fatores que também podem contribuir para o desenvolvimento desse tipo de câncer”, afirma a oncologista Isadora Badaró Cedraz, da Oncoclínicas. “Vários estudos apontam que mulheres fumantes infectadas pelo HPV têm risco aumentado para desenvolvimento do câncer de colo de útero”, acrescenta.


Exame preventivo


A oncologista Daniela Galvão, da Oncoclínicas, destaca a importância do exame ginecológico preventivo, o Papanicolau, para prevenção da doença. “Através do preventivo é possível identificar não apenas o câncer cervical em fases iniciais ou avançadas, mas também lesões precursoras desse tipo de câncer, permitindo que elas sejam tratadas antes de se tornarem um tumor”, esclarece a médica. “Essas lesões são assintomáticas, o que reforça a importância da realização dos exames preventivos periodicamente”, acrescenta a especialista.


De acordo com recomendação do INCA, os exames preventivos devem ser feitos por mulheres entre 25 e 64 anos de idade, que já tiveram…


Crédito das imagens: Freepik

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑