"Plantão Integrado inova na Mudança do Garcia com o Bloco ‘Respeito é Nosso Direito’ e distribui Pulseiras de Identificação
Puxados pelo Afrodef e Cadeira de Som, o bloquinho da inclusão levou o mote do Plantão "Respeito é Nosso Direito" e desfilou para sensibilizar foliões e foliãs sobre o combate às violações de direitos e ao capacitismo
A Mudança do Garcia, uma das manifestações políticas e culturais mais tradicionais do Carnaval de Salvador, deu passagem para o Bloco "Respeito é Nosso Direito" falar sobre respeito, inclusão e diversidade. Puxados pelo Afrodef e Cadeira de Som, o bloquinho da campanha, carro-chefe das ações do Plantão Integrado dos Direitos Humanos – SJDH, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), desfilou nesta segunda-feira (3) para sensibilizar foliões e foliãs sobre o combate a qualquer tipo de discriminação e reforçar a importância de denunciar violações de direitos.
Pela primeira vez, o projeto, comandado pelo filósofo, músico, ativista e atual superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDH, Marcelo Zig, participou da ação, levando a mensagem de valorização das pessoas com deficiência e enfrentamento ao capacitismo. “Integrar o AfroDef à campanha do nosso Plantão foi muito importante. Primeiro, porque amplia as pautas em debate sobre as pessoas com deficiência e as traz para um momento icônico, que é a Mudança do Garcia. E, segundo, porque também demonstra para as pessoas que o Governo do Estado está mobilizado, atento e antenado em relação a esse tema”, declarou Zig.
“Estreamos com muita alegria, na tradicional Mudança do Garcia, o nosso bloco ‘Respeito é Nosso Direito’, trazendo o trio Afrodef e Cadeira de Som, um projeto inovador da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência/SJDH e do nosso Plantão Integrado. Essa manifestação histórica, símbolo de democracia, irreverência e diversidade, ganha ainda mais força com o bloco da inclusão. Celebramos, assim, a importância de garantir direitos para todas as pessoas, reafirmando nossa mensagem de paz, respeito e igualdade”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.
Com mais de 90 anos de existência, a Mudança do Garcia leva para a avenida resistência, irreverência e alegria. A diversidade é uma das principais marcas da tradição, que traz, em sua história, o debate sobre questões sociais.
Mobilização
Embalados por músicas que marcaram os 40 anos do Axé Music, a mobilização, realizada pelas equipes do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, distribuiu bandanas e tatuagens, fazendo um chamado à população para a promoção e garantia de direitos. Para garantir a segurança das crianças durante a Mudança do Garcia, pulseiras de identificação foram distribuídas durante todo o desfile.
"A ação está como o Carnaval da Bahia pede: bem acolhida. A SJDH faz um trabalho voltado para que todas as pessoas se sintam acolhidas dentro dessa festa maravilhosa, com segurança e respeito a seus direitos. Que bom que as pessoas estão abraçando nossa campanha", ressaltou a mobilizadora, Eliene Oliveira
Postos de Canais de Denúncia do Plantão
O Plantão Integrado conta com postos de atendimento fixos na sede do Procon (Av. Carlos Gomes), no posto avançado na Barra (estacionamento do edifício NAU, Rua Alfredo Magalhães) e, neste ano, na Estação de Metrô da Lapa. As equipes volantes circulam pelos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, realizando monitoramento e acolhimento. O serviço funciona de 27 de fevereiro a 2 de março, das 13h às 21h.
Denúncias podem ser feitas presencialmente nos postos, pelo Disque 100, pelos telefones (71) 3116-8580 / 8585 (apenas no período do Carnaval) ou via WhatsApp da Ouvidoria SJDH: (71) 9 8249-6016. Mais informações estão disponíveis no Guia de Proteção Integral da Campanha Respeito é Nosso Direito.
0 comentários :
Postar um comentário