Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 8 de março de 2025

Prevenção e tratamento do câncer colorretal


 

Março Azul: campanha conscientiza sobre a prevenção e tratamento do câncer colorretal


Coordenador científico do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia explica como o diagnóstico precoce é determinante no tratamento do câncer colorretal


Dados levantados pela campanha Março Azul (edição 2025) apontam uma relação estreita entre qualidade de vida e diagnóstico precoce do câncer colorretal. Diante da nova realidade, a partir deste ano, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) decidiram reforçar a recomendação para que os exames preventivos para a detecção precoce da doença sejam realizados a partir dos 45 anos.


“A incidência do câncer colorretal decorre de práticas não saudáveis, como obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e má alimentação. Além disso, outros fatores podem causar a aparição da doença, como o histórico de pólipos adenomatosos, histórico familiar e doenças inflamatórias intestinais”, explica o Coordenador Científico e Responsável Técnico do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Rodrigo Felipe.


Estima-se que 45 mil brasileiros serão diagnosticados com a doença neste ano. Os casos da doença representam 10% do total de tumores e são o segundo tipo mais comum, tanto entre homens quanto em mulheres, ficando atrás apenas dos cânceres de próstata e de mama feminina, respectivamente — excluindo o câncer de pele não melanoma.


Embora considerado silencioso por não apresentar sinais em seu estágio inicial, o câncer colorretal pode se manifestar com sintomas como:


-Sangramento nas fezes;

-Alteração do ritmo intestinal;

-Dor;

-Desconforto abdominal;

-Tumoração abdominal;

-Perda de peso sem causa aparente;

-Anemia.


“Trata-se de uma doença com grande chance de cura quando diagnosticada e tratada na fase inicial, mas, em 65% dos casos, é descoberta em estágio avançado. Dois exames simples podem contribuir significativamente para a detecção precoce: colonoscopia e exames de fezes. Esses exames são fundamentais para identificar lesões precoces e aumentar as chances de um tratamento eficaz”, reforça Rodrigo Felipe.


O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia biológica, variando de acordo com a localização do tumor e o estágio da doença. Quanto mais cedo for iniciado, maiores são as chances de cura. “O diagnóstico precoce é o grande diferencial para reduzir a mortalidade causada pelo câncer colorretal”, destaca o médico. 


O Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, um dos maiores centros de gastroenterologia do Norte-Nordeste, oferece suporte completo desde consultas até a realização de exames e procedimentos cirúrgicos em hospital dia.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑