Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 19 de abril de 2025

Como a iluminação no quarto do bebê garante conforto e noites tranquilas

  


Pediatra dá dicas para que a luminosidade ajude nos ciclos de sono e na sensação de bem-estar




Junto à chegada do bebê vêm os planos para o quartinho, com ideias de temas, cores e móveis especiais. Mas é importante planejar a iluminação adequada também – muito mais que um detalhe decorativo, a luminosidade pode influenciar diretamente no descanso dos bebês.


A pediatra Marina Sperandio, de Blumenau, comenta que a dificuldade com os ritmos do sono é uma das queixas mais frequentes no consultório: “Um ajuste simples na iluminação já pode trazer mais aconchego e qualidade de vida para a família. Muitas famílias só percebem isso na prática, depois que o bebê está incluído na rotina. Quem consegue se planejar para receber a criança com esse ambiente preparado está dois passos à frente para ter noites de sono melhores”.


Marina lembra que cada criança responde de forma diferente e não existe uma verdade absoluta quando se trata de sono infantil. Entretanto, a regra geral é respeitar a luminosidade do dia e da noite, o que regula o ritmo circadiano. A convite da Blumenau Iluminação, a especialista dá dicas para receber o bebê com a iluminação adequada.




Escuro completo

À noite, o escuro completo estimula a produção de melatonina, o hormônio do sono. É dessa forma também que o corpo do bebê entende que é hora de dormir. Procure eliminar qualquer foco de luz, até mesmo os que podem entrar pelas frestas da cortina. Quando o quarto é compartilhado com os pais, a orientação é a mesma: até as luzes de stand-by da televisão ou da babá eletrônica podem atrapalhar o sono. 




Luz indireta 

Além do foco de luz principal do quarto, é importante ter uma fonte de luz indireta. Pode ser um abajur, uma fita de LED ou até uma luz de tomada. Quando é preciso atender o bebê à noite, para trocar a fralda ou amamentar, o ideal é acender a menor claridade possível. Uma luz mais intensa pode despertar demais a criança.




Tons quentes 

Além de suave, é importante que a luz noturna seja em tons quentes, amarelados ou alaranjados. A luz branca e fria pode dar ao organismo uma mensagem de que o dia está começando, e ativar hormônios contraditórios, como cortisol e adrenalina. Para uma luz mais acolhedora, escolha lâmpadas com temperatura de cor de até 3.000K.




Luz natural de dia

Durante o dia, é importante expor o bebê à luz natural, para ajudar a regular o ritmo circadiano. As sonecas diurnas podem ser feitas em um ambiente aconchegante, um pouco escurecido e com claridade indireta – mas não precisa estar completamente escuro como no sono noturno.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑