Iluminação verde do Congresso celebra os dias mundiais da saúde e da atividade física
O Congresso Nacional será iluminado de verde na noite de hoje (7/4) em referência ao Dia Mundial da Atividade Física (6/4) e ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. Ambas as datas foram instituídas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e visam conscientizar a sociedade sobre os temas e estimular a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população.
Saúde
O tema da campanha da OMS para este ano é "Inícios saudáveis, futuros esperançosos". A ideia é instar os governos e a comunidade da saúde a intensificar esforços para acabar com as mortes maternas e neonatais e priorizar a saúde e o bem-estar de longo prazo das mulheres. Além disso, a OMS e seus parceiros compartilharão informações para apoiar gestações e partos saudáveis, bem como melhor saúde pós-natal.
A organização estima que 300 mil mulheres morrem devido à gravidez ou ao parto a cada ano, enquanto mais de 2 milhões de bebês morrem no primeiro mês de vida, e outros 2 milhões são natimortos. Isso equivale a aproximadamente uma morte evitável a cada 7 segundos.
Atividade física
O Dia Mundial da Atividade Física foi criado para combater o sedentarismo, considerado um fator de alto risco para a saúde. Segundo o Ministério da Saúde, estimativas globais mostram que um em cada três adultos e 81% dos adolescentes não praticam suficiente atividade física. O órgão oferece gratuitamente um guia sobre o assunto em sua página na internet.
De acordo com a OMS, atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos que demande gasto de energia. O termo não deve ser confundido com “exercício”, que é uma subcategoria da atividade física e se caracteriza por planejamento, estrutura e repetição.
A OMS recomenda pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada ou 75 minutos de exercícios intensos. Caminhadas, corridas, musculação, dança, esportes e até mesmo atividades simples, como subir escadas ou andar de bicicleta, são formas eficazes de movimentar o corpo e garantir uma vida mais saudável.
No entanto, antes de começar a atividade física ou os exercícios é preciso realizar exames de saúde para avaliar a intensidade adequada e o tipo de atividade recomendado. O ideal é contar com o acompanhamento de um profissional de educação física.
0 comentários :
Postar um comentário