Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Curso discute psicanálise e racialidade a partir deste sábado, 26



 Curso com Rita Von Hunty discute psicanálise e racialidade a partir deste sábado, 26


As inscrições seguem abertas e não é preciso ter formação em psicologia para participar do curso.


Ainda estão abertas as inscrições para o curso IONENE - Psicanálise e Racialidade oferecido pelo Coletivo Di Jeje. A formação articula psicanálise e estudos culturais, com especial atenção aos marcadores sociais de raça, classe e gênero. No primeiro módulo, o curso discute "Paternidades e masculinidades negras” e as aulas começam neste sábado, 26 de abril.


O curso é direcionado a pais, educadores e profissionais da saúde, assistência e direito interessados em aprofundar a compreensão das dinâmicas psíquicas e sociais a partir de uma perspectiva interseccional. As pessoas interessadas devem realizar a inscrição através do site do coletivo.


Ao longo de 90 horas de formação, de abril a novembro, a programação vai explorar a interface entre a psicanálise, questões raciais e outras dimensões sociais relevantes, como maternidade, adolescência e amor. Entre as facilitadoras do curso, estão a drag queen Rita Von Hunty, o psicanalista marroquino Thamy Ayouch, a psicanalista brasileira Izildinha Baptista e a criadora do Coletivo Di Jeje, Jaqueline Conceição. Confira a programação completa no final do texto.


O Coletivo Di Jeje, que promove a capacitação,  é uma empresa brasileira de tecnologia educacional (Edtech) antirracista com forte a atuação no letramento racial. A plataforma conecta pensadores negros de diversos países do mundo e, em 2020, foi reconhecida pela ONU por conta do trabalho e impacto das práticas pedagógicas antirracistas. 


Programação curso IONENE - Psicanálise e Racialidade


Abril - Paternidades e masculinidades negras - Prof. Jeferson Nicácio e Prof. Dr. Érico Andrade.

Maio - Adolescência - Fê Lopes e Prof. Jeferson Nicácio.

Junho - Os fazeres da clínica - Prof. Dr. Paulo Bueno e Prof. Jeferson Nicácio.

Julho - Maternidade - Prof. Thiago Santana,  Débora INSUBMISSA e Profa. Dra. Jaque Conceição.

Agosto - Decolonialidade - Profa. Dra. Jaque Conceição, Prof. Dr. Érico Andrade e Profa. Dra. Viviane Vergueiro.

Setembro - Amor - Prof. Dr. Márcio Barbosa, Debora INSUBMISSA e Prof. Jeferson Nicácio.

Outubro - Infância - Profa. Dra. Izildinha Baptista, Prof. Dr. Thamy Ayouch e Profa. Dra. Jaque Conceição.

Novembro - Sexualidades - Rita Von Hunty, Profa. Carmen 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑