Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Dietas restritivas prejudicam o ganho de massa muscular? Nutricionista explica



Nutricionista funcional, Carolina Dias explica como restrições alimentares comprometem a saúde muscular e o bom funcionamento do metabolismo



Em busca de resultados rápidos, muitas pessoas acabam adotando dietas extremamente restritivas, influenciadas por padrões estéticos irreais que circulam nas redes sociais. Embora prometam resultados rápidos, essas estratégias comprometem a saúde e dificultam a conquista de objetivos sustentáveis. Entre os principais prejuízos está a perda de massa muscular, essencial tanto para o desempenho físico quanto para o bom funcionamento do metabolismo. 



Para a nutricionista funcional Carolina Dias, fundadora da CD Clinique e referência em emagrecimento saudável, esse é um dos principais equívocos das chamadas “dietas da moda”. “Dietas muito restritivas podem até promover perda de peso no início, mas, a longo prazo, prejudicam o metabolismo, comprometem o ganho de massa magra e ainda causam efeitos colaterais como cansaço, irritabilidade e compulsão alimentar”, afirma.


Além da perda de massa muscular, o corpo também pode sofrer com deficiências nutricionais, desidratação, queda de imunidade e alterações hormonais. Carolina explica que “sem os nutrientes adequados, o organismo não consegue manter funções básicas, muito menos construir músculos — o que é essencial em processos de emagrecimento duradouros e saudáveis”.


Esse tipo de abordagem também costuma desencadear efeitos colaterais psicológicos, destaca a nutricionista. A pressão para seguir padrões estéticos impostos pelas redes sociais, associada à frustração por não manter os resultados, acaba alimentando um ciclo de culpa e baixa autoestima. “Muita gente ainda associa emagrecer com sofrimento. Mas é possível emagrecer com energia, disposição, prazer em comer bem e sem culpa”, pontua Carolina.


Ela destaca que a base de um processo saudável está na reeducação alimentar, que respeite o corpo e as individualidades de cada pessoa. “Não se trata de cortar tudo, mas de entender o que te nutre de verdade, física e emocionalmente. Comer deve ser um ato de autocuidado, e não de punição”.


Carolina reforça que o melhor caminho sempre será buscar acompanhamento de um profissional qualificado. “Cada corpo reage de uma forma. Só com um plano individualizado, feito por quem entende do assunto, é possível alcançar resultados reais e duradouros — sem abrir mão do bem-estar”, conclui.


Crédito da foto: Pixabay

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑