Quatro cardeais já estão na capital italiana; arcebispo de São Paulo está em voo, e o de Brasília viaja na quinta (24)
Quatro dos sete cardeais brasileiros que têm direito a voto no conclave já estão em Roma, nesta quarta-feira (23). Eles participam de cerimônias de despedida do papa Francisco e do próprio conclave no Vaticano nos próximos dias.
Fontes na Igreja Católica disseram à CNN que estão em Roma os cardeais Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, e João Braz de Aviz, que tem cargo no Vaticano.
Jaime Spengler, que é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), gravou vídeo nesta quarta em que afirma já estar hospedado no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, e relata a sequência de eventos de despedida do papa Francisco dos quais participará.
Com relação aos três demais cardeais, a CNN apurou que o arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Scherer, já está em voo rumo a Roma. O arcebispo de Brasília, Paulo Cezar Costa embarca na quinta-feira (24), às 11h.
O arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner, segundo fontes, ainda não reservou o bilhete para ir à Itália e não tem chegada prevista.
O Vaticano ainda não informou oficialmente o calendário de homenagens e do conclave, mas os cardeais brasileiros se organizam para chegar a tempo da Missa de Exéquias, que deve ser realizada no final de semana, marcando o fim do funeral.
Na próxima semana, o Vaticano deve realizar a Congregação Geral, uma reunião em que os cardeais discutem os rumos que a Igreja deve tomar.
A norma canônica estabelece que o conclave precisa começar até 20 dias depois do velório do papa.
CNN
0 comentários :
Postar um comentário