Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 15 de abril de 2025

Obesidade infantil: como prevenir ou combater?



Novo livro da Sinopsys Editora favorece mudanças duradouras, desatreladas de dietas restritivas que desconsideram os interesses das crianças.


A obesidade infantil é uma realidade crescente. Diferentes fatores, como sedentarismo – agravado pelo uso excessivo de telas – e dificuldade da família de conciliar uma rotina de hábitos alimentares saudáveis, contribuem para o estabelecimento do quadro. Consequentemente, são prejudicadas a autoestima, as relações interpessoais e a saúde de meninos e meninas, que, cada vez mais, têm se tornado suscetíveis aos padrões de beleza impostos pela mídia e pela sociedade.

 

A busca por aceitação e pertencimento é comum na infância, o que torna crianças com dificuldade de controle de peso e autoaceitação corporal mais vulneráveis aos olhares e julgamentos dos outros, favorecendo o surgimento de transtornos alimentares complexos. Estudos recentes inclusive sugerem que pacientes com obesidade podem apresentar quadros de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) após consultar com profissionais da saúde despreparados para acolherem suas necessidades de saúde sem julgamentos e críticas.


Nesse contexto, o livro infantil Obesidade infantil: a jornada de Leo e Clara por uma vida saudável apresenta estratégias de intervenção e acompanhamento eficazes para profissionais da saúde e pais/responsáveis acolherem e auxiliarem o público de 7 a 10 anos a equilibrar peso e saúde física e mental. De forma simples, leve e prática, favorece mudanças duradouras que não estão atreladas a dietas restritivas, que desconsideram os interesses das crianças e podem ser abandonadas ao longo do caminho, prejudicando a relação com a autoimagem e a comida em vez de ajudar a manter a forma.


Ao enfrentar desafios com seu peso e sua percepção de aparência, Leo embarca numa jornada de mudanças saudáveis incentivado pela amiga Clara. Com o apoio da família e sob orientação profissional, o menino aprende a cuidar do corpo de forma simples e equilibrada. Terapia cognitivo-comportamental (TCC), comer intuitivo e mindful eating (comer com atenção plena) são os referenciais teóricos.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑