Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Produção de biscoitos e derivados da mandioca em Ibirapitanga


 Agroindústria qualifica e amplia a produção de biscoitos e derivados da mandioca em Ibirapitanga


A produção de biscoitos, sequilhos e outros produtos derivados da mandioca ganhou novo fôlego na comunidade Fazenda Vitória, no município de Ibirapitanga, Baixo Sul da Bahia. Com a marca Sabores da Vitória – Raízes da Qualidade, Sabor que Nutre, a iniciativa foi fortalecida a partir da implantação de uma agroindústria de derivados da mandioca, entregue pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).



A agroindústria conta com painéis fotovoltaicos, que contribuem para a redução de custos com energia, e tem capacidade para produzir cerca de 300 quilos de alimentos por dia, como biscoitos, bolos e panetones. A produção é comercializada por meio dos programas federais: PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), além das vendas diretas em feiras e mercados da região.



A iniciativa trouxe mais infraestrutura, melhores condições de trabalho e geração de renda para cerca de 70 famílias vinculadas à Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Jacuba e Adjacências, que também comercializam frutas, verduras, legumes, raízes e hortaliças cultivadas na comunidade.


Do forno comunitário ao empreendimento próprio


Josuel Sérgio da Silva, um dos fundadores e ex-presidente da associação, relembra que a produção começou de forma modesta, em uma cozinha emprestada, com trabalho diário e pouco retorno financeiro. “Essa agroindústria é um sonho realizado. Recebemos tudo pronto, em 2023 e, já no fim do ano, conseguimos produzir panetones que venderam bem, de porta em porta e em mercados de Ubatã e Itamarati. Agora, temos estrutura para dobrar a renda das famílias envolvidas”, afirma.



Tamires Silva Santos, associada e moradora da comunidade, reforça que a chegada da agroindústria é fruto de muita luta. “Trabalhamos debaixo de sol e chuva, cavando buraco, preparando tudo. Hoje temos equipamentos como forno industrial, batedeira e cilindro, que antes eram impossíveis para nós. Nosso objetivo é continuar vivendo da produção e abrir espaço para que mais jovens permaneçam no campo”, diz.


Matilde Vitalina de Jesus, também associada, compartilha do mesmo sentimento. “Foi uma felicidade muito grande ver esse projeto se concretizar. Já conseguimos dobrar nosso rendimento, e temos certeza de que vai crescer ainda mais”, destaca.


Gestão e novos mercados

Para ampliar ainda mais o alcance da produção, a associação foi selecionada no edital da CAR, que possibilitou a contratação, neste mês de março de 2025, de um(a) profissional que atuará na gestão da agroindústria, qualificação dos processos e expansão da comercialização.


“A chegada desse apoio técnico vai nos ajudar a alcançar novos mercados, melhorar nossas embalagens e fortalecer nossa marca. Nosso maior objetivo é conquistar espaço no mercado formal, e creio que esse profissional vai nos ajudar muito com isso”, destaca Joziete da Cruz Silva, atual presidente da associação.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑