Na vela, atletas miram os Jogos de Los Angeles 2028, e Yacht Clube sediará o Brasileiro de Optimist em 2026
O Yacht Clube da Bahia (YCB) voltou a marcar presença no circuito internacional de vela de alto rendimento. Duas duplas do clube participaram, nos últimos dias, da tradicional Semana Francesa Olímpica, em Hyères, na França, uma das principais competições do circuito mundial, que reúne a elite da modalidade. Após seis dias intensos de disputas e 10 regatas em condições desafiadoras, Juliana Duque e Rafael Martins (Classe 470) terminaram em 16º lugar, enquanto Bernardo Peixoto e Marina Arndt (Classe Nacra 17) fecharam em 18º.
A competição integra o circuito mundial da vela olímpica e representa um importante termômetro para atletas que miram os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032. A presença do YCB na raia francesa reforça o protagonismo do clube na formação e projeção de velejadores de alto rendimento.
O Clube organizará o Campeonato Brasileiro de Optimist (principal classe de base da vela, voltada a atletas entre 8 e 15 anos de idade) a ser realizado na Marina de Itaparica, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado - SETUR. “É a principal porta de entrada para a vela. Sediar o campeonato em 2026 reforça nosso compromisso com a formação de atletas e com o crescimento técnico da modalidade”, explica Mateus Tavares, diretor de Vela do YCB.
Águas abertas no cenário mundial
A natação do Yacht também esteve representada no cenário internacional, no final de abril. Lízian Simões e Ronaldo Zambrano participaram da 2ª etapa da World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2025, realizada em Ibiza, na Espanha. Lízian foi a 37ª colocada na classificação geral e terminou em 10º lugar na categoria Júnior. Com esse resultado, a nadadora subiu para a 3ª colocação no Ranking Mundial Júnior, reforçando sua crescente trajetória. Ronaldo Zambrano terminou a prova em 45º lugar geral. A próxima etapa da Copa do Mundo acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, em Setúbal, Portugal.
Créditos: Divulgação YCB
Canoagem coleciona medalhas no Baiano de VA’A
A equipe de canoagem do YCB vive uma fase excepcional. Na 2ª etapa do Campeonato Baiano de VA’A, realizada em Ilhéus, também no fim de abril, o clube conquistou 13 medalhas: 9 ouros, 2 pratas e 2 bronzes em provas individuais e coletivas. Entre os destaques individuais, Fernanda Siqueira foi prata no V1 Open Feminino e ouro no V2R Open ao lado de Babi Brazil. Cárita Souza também brilhou com dois ouros: um no V1 Master 50 Feminino e outro no V2R Master 40 com Ana Berenguer.
As duplas Manuela Gonzalez & Íris Azi (V2R Master 50), Regina Valente e Rosário Calmon (V2R Master 60) e Ivan Pedro Filho e Rosvaldo Júnior (V2R Master 50 Masculino) também levaram ouro.
Nas categorias de estreia, teve prata para Marina Cobalchini e Karina Carvalho (V2R Estreante Feminino) e bronze para Marcelo Tourinho e Ricardo Rappel (V2R Estreante Masculino).
O desempenho coletivo também foi de alto nível. O YCB conquistou ouro no OC6 Open Feminino, OC6 Master 40 Feminino e OC6 Mista, além de bronze no OC6 Estreante Feminino.
Mais pódios na 3ª etapa do Baiano de Águas Abertas
Na Praia de São Thomé de Paripe, em Salvador, a equipe de natação do YCB fez bonito na 3ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas. O clube foi campeão das provas Principal e Petiz, com medalhas em diversas categorias.
Na prova principal geral, Jardiel Neto conquistou o ouro e Guilherme Schbach o bronze no masculino. No feminino, Eduarda Jorge ficou com a prata. Entre os mais jovens, Nina Picon levou ouro no Infantil 1 Feminino, com Gabriela Rosa em 3º. Pedro Ramalho venceu no Infantil 1 Masculino. Isis Tito conquistou o ouro no Juvenil Feminino, enquanto João Didier ficou com a prata no Juvenil Masculino. Sandra Midlej foi prata no Sênior H Feminino.
Na prova rápida, Bernardo Cohin foi prata no Infantil 1 Masculino. Sofia Atanásio venceu no Infantil 2 Feminino. No Juvenil Feminino, Monique Alves ficou com o ouro e Noemi Brito com a prata. Na categoria Petiz, João Mendes conquistou o ouro no geral. Gabriela Lepikson e Joaquim Cohim ficaram com o bronze no Petiz 1 Feminino e Masculino, respectivamente. Alexandre Velloso venceu no Petiz 2 Masculino.
Entre os mais novos, Maria Júlia Almeida foi prata e Helena Oggioni bronze na Mirim Feminino. Na Copa Bahia Master, o YCB também subiu ao pódio. Yuri Dahia conquistou bronze na Geral Masculino, Marcelo Gonçalves foi prata no Sênior H Masculino e Cícero Mariano também ficou com a prata no Sênior I Masculino.
0 comentários :
Postar um comentário