Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 6 de maio de 2025

BayanaSystem em bate-papo na CAIXA Cultural Salvador


BayanaSystem explora universo criativo do Carnaval em bate-papo na CAIXA Cultural Salvador

Máquina de Louco / Foto: Pedro Soares

 


A CAIXA Cultural Salvador convida o público para um bate-papo inédito na quarta-feira (7), às 17h, com o grupo BayanaSystem. A banda baiana de Afro Rock, que embala multidões por meio do ritmo que mistura o gênero jamaicano com ritmos afro-brasileiros, convida os participantes para um mergulho profundo no processo criativo por trás de seus aclamados Carnavais com o bate-papo “Carnaval de Batukerê a Balacobaco”. A atividade, gratuita, conta com a participação do vocalista Russo Passapusso e do guitarrista e fundador Roberto Barreto. O bate-papo acontece no Salão Nobre da CAIXA Cultural Salvador. 


A conversa começa com o multiartista de Salvador Arygil, passeando pelo universo de “O Inexplicável (sessão ao vivo - take 2)”, e segue uma linha do tempo construída pelos temas dos Carnavais de 2024, “Batukerê: Toda Fé, Toda Paz”, e 2025, “Balacobaco - O Mundo Dá Voltas”. Este último, inspirado no recente álbum da banda, “O Mundo Dá Voltas” (2025), e na figura do personagem Balacobaco, que também nomeia uma das faixas do disco, e representa uma continuidade conceitual e rítmica explorada pelo grupo. 


Representantes de Os Revolucionários, fã-clube do BaianaSystem, também sobem ao palco para abordar sobre a atuação do grupo no entorno da banda para além do aspecto artístico, focada na coletividade e no acolhimento de fãs em situação vulnerável. 


Intitulado “Baiana Guitarra", o papo com Ágatha Macêdo encerra o dia, focado na importância da guitarra baiana para a música. Instrumentista representante da nova geração da guitarra baiana, Ágatha participou das duas apresentações do Navio Pirata em Salvador este ano e tem em sua história pessoal uma ligação forte com o instrumento. 


O guitarrista e fundador da banda, Roberto Barreto, reforça sobre a relação da guitarra com os sons da Bahia. “A guitarra baiana teve por muitos anos presença instrumental marcante nas ruas de Salvador através do som que saía dos alto-falantes dos trios elétricos, e as duplas de guitarristas eram também uma marca dessa linguagem. As melodias desfilavam um repertório muito variado, e as aberturas de vozes criavam camadas e uma atmosfera que dialogava com o rock, o pop e o progressivo”, afirma Roberto. 


Faz parte da atividade uma abordagem sobre os cuidados com a saúde mental, com médico de família e comunidade e professor da UFBA, Diego Bomfim, que trabalha com saúde mental na atenção primária, territórios e cultura, trazendo uma abordagem com o tema “A vida é curta para viver depois".

 


Sobre Balacobaco:


Balacobaco é uma energia muito antiga, que está intimamente ligada à gênese mais profunda de se fazer um Carnaval, é o querer botar o bloco na rua. “Inclusive, já nos salvou diversas vezes, seja na forma de Caretas do Mingau durante a independência, do Negro Fugido na luta pelo fim da escravidão e até no sagrado, como no culto aos Egunguns", diz o pesquisador Felipe Brito. 


Esteticamente, o personagem bebe das representações carnavalescas oriundas destas vertentes citadas, da matriz de Saubara. A coragem das Caretas do Mingau inspira as Caretas de Acupe; já na Ilha de Itaparica a matriz dos Mascarados de Manguinhos é inspirada nos Egunguns e Aparakás. Ambos já haviam aparecido durante a pesquisa e a apresentação “Paredão Patuscada", espetáculo de BaianaSystem e Carlinhos Brown no Festival de Verão de Salvador de 2024. 


Durante o evento, serão exibidas imagens do Carnaval 2025 do BaianaSystem e da gravação da faixa “Inexplicável", com Arygil. 


As inscrições para participar da atividade iniciam na terça-feira (6), a partir das 12h (meio-dia), no site da CAIXA Cultural.

 


Patrocínio Cultural:


O projeto “Carnaval de Batukerê a Balacobaco” integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília e os 25 anos da CAIXA Cultural Salvador. A programação de 2025 convida todos os públicos a "culturar"; isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).


 


Serviço:


[Bate-papo] BaianaSystem - “Carnaval de Batukerê a Balacobaco"


Local: CAIXA Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro


Data: 07 de maio (quarta-feira)


Horário: 17h


Ingressos: Gratuito. Inscrições a partir das 12h (meio-dia) de terça-feira (6), no site da CAIXA Cultural


Classificação: Livre


Informações: Site CAIXA Cultural / Instagram: @caixaculturalsalvador / (71) 3421-4200


Acesso para pessoas com deficiência


 


 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑