Últimos dias! ‘Comida di Buteco 2025’ entra na reta final e divulga data para anúncio do campeão regional
Última semana de votação é determinante para os 59 bares participantes do concurso, que vai até este domingo, 11.
A última semana do ‘Comida di Buteco 25’ já está deixando saudade no paladar dos soteropolitanos. É hora de se despedir das costelinhas suínas suculentas, bolinhos de pernil com toques de tequila, anéis de cebola empanadas e toda a criatividade dos espetinhos de polvo grelhado. O circuito gastronômico de 59 bares da capital, participantes do concurso, chega ao fim neste domingo, 11. A divulgação do resultado da etapa regional está prevista para o dia 27 de maio.
Quem aproveitou quase um mês da cozinha de raiz foi presenteado com histórias de amor em Pituaçu, através do prato “Romeu e Julieta no Sertão”, desvendou o tempero secreto do “Toscanella” em Lauro de Freitas, provou a famosa “Caipiroska do Resgate”, e se surpreendeu com as histórias de chefs, famílias, amigos e empresárias locais, espalhados pelo Centro Histórico, Subúrbio, regiões boêmias e periféricas da capital.
Se despedir não é fácil. Baianos e turistas vivenciaram bares cheios em meio ao lazer que tomou conta do mês de abril e o comecinho do mês de maio. Chegando à 25º edição do ‘Comida di Buteco’ e preenchendo o calendário sazonal com muito sabor, as festividades foram marcadas por votos, cerveja gelada, petiscos e muita resenha. Por falar em resenha, até o nome dos pratos virou assunto nas rodas de amigos, como “O Elfo de Mangabeira”, “Bolovo”, “Batata da Gratidão” e “Tome na Costela”.
A diversão que toma conta do concurso, entretanto, esconde o real impacto econômico de 4 milhões no setor alimentício e de serviços, projetado pela organização regional do CDB. Apesar da atividade sazonal durar apenas um mês, os empreendedores locais presenciaram o rápido aquecimento dos negócios, em meio à uma virada de ano morna do setor.
Segundo Max Rogers, coordenador regional do CDB, a última semana do concurso é determinante para o boteco campeão. “Entramos na semana decisiva do concurso, e é agora que cada voto realmente faz a diferença. Com 59 bares participantes, superamos a marca do ano passado e vimos um crescimento no engajamento dos soteropolitanos — tanto dos donos de boteco, quanto do público. É emocionante ver como Salvador tem se mobilizado para prestigiar os sabores típicos da cidade e essa última etapa promete ser a mais acirrada e vibrante que já tivemos. A energia nos bares está lá em cima, e isso só reforça a força da nossa cultura gastronômica”, ressalta.
O maior concurso de botecos do Brasil reforça o resgate cultural e o impacto positivo na economia local, este ano, sob o tema “25 anos do Comida di Buteco”. Em clima de celebração, os 59 bares prepararam as equipes, ornamentações, petiscos, drinques especiais e fizeram até bolos cenográficos – em homenagem à 25º edição do concurso.
Além de contar com um número recorde de bares participantes em Salvador, o Comida di Buteco 25 também registrou a participação histórica de 27 estabelecimentos comandados por mulheres na capital. Os desafios deste ano também aumentaram, para além das Caipiroskas: os bares veteranos tiveram a tarefa de reinventar sua cozinha de raiz com petiscos feitos exclusivamente para o concurso. Com um valor fixo de R$ 35 pela iguaria, o resultado da criatividade e tempero regional foi um sucesso em todos os botecos participantes.
“Este ano, o CDB superou todas as expectativas em Salvador. Batemos recordes de participação, o público respondeu com entusiasmo e os bares capricharam como nunca. O desafio da caipiroska foi um dos grandes destaques, com combinações criativas que viraram sucesso entre os clientes. Os petiscos exclusivos também chamaram atenção, elevando o nível da competição e valorizando ainda mais a gastronomia local. Diante de tudo isso, a nossa expectativa para 2025 é alcançar 38 mil votos aqui em Salvador”, reforça Max.
Como serão os votos e os resultados?
Até domingo, 11, o público e o corpo de jurados, dentro dos estabelecimentos, continuam votando em quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco tem peso de 70% da nota final, enquanto os outros critérios somam 10% cada. O voto do público vale 50% da pontuação total, e o dos jurados os outros 50%. O vencedor regional será anunciado no dia 27 de maio, obtendo a classificação para a etapa nacional – onde concorrerá ao título de “Melhor Buteco do Brasil”.
Em paralelo à premiação principal, a organização preparou mais surpresas. O boteco que fizer a melhor homenagem à história do concurso ganhará imunidade para a próxima edição e será convidado, com tudo pago, para a festa nacional de premiação.
Além disso, com a introdução do Desafio da Caipiroska, haverá um prêmio especial dos patrocinadores para o estabelecimento que criar a melhor versão do drink. Os vencedores das etapas anteriores em Salvador podem ser conferidos no hall do Comida di Buteco, clicando aqui.
Com a missão de festejar os ‘ 25 anos do Comida di Buteco’, o concurso conta com Cerveja oficial, Eisenbahn; Apresentação da Coca-Cola; Patrocínio da Santander/Getnet, SEBRAE, e Liquigás; Promoção da Tv Bahia/ Globo; e Apoio da Chandon, Smirnoff, Delta, McCain, Germer Porcelanas, Piraquê e Boxnet.
0 comentários :
Postar um comentário