Em 1985, foi designado para uma missão de dois anos em Piura, uma das cidades mais populosas do Peru. Retornou ao país em 1988, onde permaneceu por 11 anos, antes de voltar a Chicago e assumir a liderança dos Agostinianos. Francisco, um amigo íntimo, o reencaminhou de volta ao Peru, agora para a diocese de Chiclayo, onde foi ordenado bispo.
A sua atuação lá, particularmente em favor dos menos favorecidos, lhe rendeu o título de "Santo do Norte", e sua ligação com o país resultou na adoção da cidadania peruana. No entanto, foi acusado (e posteriormente absolvido) de ocultar casos de abusos cometidos por religiosos.
No Vaticano, até o começo do conclave, ele ocupava a posição de chefe do Dicastério para Bispos, responsável por decidir quais clérigos podem ser promov
0 comentários :
Postar um comentário