Contexto e reação
O Movimento Laudato Si’ se une à Igreja global em alegre oração e profunda reflexão após a eleição do Papa Leão XIV.
O chamado do Papa a honrarmos a paz que vem de Deus e a construir pontes de amor e de encontro toca os nossos corações. A oração da Ave Maria na varanda da Praça de São Pedro é um sinal da sua unidade com toda a humanidade e com a criação.
Em seu tempo como presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina e Prefeito do Dicastério para os Bispos, o Papa Leão XIV disse que quando se trata da crise ecológica, é hora de passar “das palavras à ação”.
Seu chamado à ação e à harmonia em toda a criação surge a partir de uma longa linha de ensinamentos papais sobre o meio ambiente. Já em 1972, o Papa Paulo VI foi quem começou a falar sobre a emergência ambiental, e tanto o Papa Bento XVI como o Papa Francisco dedicaram ensinamentos consideráveis ao assunto. Durante décadas, bispos, religiosos, religiosas e teólogos falaram sobre a necessidade urgente de interpretar a nossa fé à luz dos sinais da crise planetária.
Lorna Gold, Diretora Executiva do Movimento Laudato Si’, declarou: “Este é um momento de kairós — um momento de unidade e ação corajosa. O Papa Leão XIV é o papa necessário neste momento: um homem que defende a unidade, a paz e a ação pelo nosso planeta. Um homem que sem dúvida continuará na tradição de Leão XIII, que rompeu padrões e inaugurou uma nova era com a Rerum Novarum, marcando o início da Doutrina Social da Igreja”.
Gold continuou: “Como alguém que serviu comunidades no Peru e conclamou à ação em matéria de justiça climática, aguardamos com expectativa a sua liderança neste momento crítico. Juntamente com as lideranças de base, bispos, religiosos, religiosas e sacerdotes com quem colaboramos diariamente, continuaremos trilhando o caminho rumo à justiça climática e ecológica”.
0 comentários :
Postar um comentário