![]() |
Foto: Olga Leiria / CPB |
Meeting Paralímpico de Salvador abre temporada para nadador baiano buscar topo do ranking nacional
Competição que acontece neste sábado, 10, terá 112 competidores de atletismo, natação e tiro com arco em disputas no Estádio de Pituaçu, na piscina Olímpica e no Centro Universitário Jorge Amado; Marcos Paulo Giudice, da classe S5 (para atletas com limitações físico-motoras), será um dos atletas em busca de melhorar índices em suas provas
Fotos: CPB
Salvador será a primeira capital do Nordeste a receber o Meeting Paralímpico em 2025, neste sábado, 10, com 112 competidores de atletismo, natação e tiro com arco. A etapa também será a primeira grande oportunidade do ano para o nadador baiano Marcos Paulo Giudice buscar seu principal objetivo na temporada: ser o primeiro colocado do ranking nacional da prova dos 200m da classe S5 (para atletas com limitações físico-motoras) – atualmente ele ocupa o terceiro lugar.
O Meeting Paralímpico é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. Entre abril e agosto deste ano, o evento irá passar por todos os estados e pelo Distrito Federal. Neste sábado, também será realizada concomitantemente a etapa de Campo Grande (MS).
Em Salvador, haverá provas de atletismo no Estádio de Pituaçu com 65 esportistas; de natação, na piscina Olímpica de Salvador, com 30 competidores; e de tiro com arco, com 17 atletas, no Centro Universitário Jorge Amado.
Na capital baiana as disputas valem para o alto rendimento e também como Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros.
Nascido em Jequié (BA), Marcos Paulo iniciou na natação em 2023, em um projeto da Santa Casa da cidade. Desde então, é treinado pela conterrânea Verônica Almeida, ex-atleta da modalidade e medalhista paralímpica nos Jogos de Pequim 2008, quando levou o bronze nos 50m borboleta da classe S7.
Com a inspiração ao lado, o nadador da classe S5 (para atletas com limitações físico-motoras) participou pela primeira vez de competições nacionais já em 2024, e obteve bons resultados. Ficou entre os três melhores atletas do Brasil na prova dos 200m livre no ano, com o tempo de 3min11s22.
No Campeonato Brasileiro de natação do último mês de dezembro, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, completou a disputa na segunda colocação, à frente do paulista Samuel Oliveira, o Samuka, medalhista nos Jogos de Paris 2024.
“O Meeting Paralímpico em Salvador vai ser em uma piscina que eu sou apaixonado, que estou acostumado a nadar. Poder nadar em casa, na Bahia, é uma sensação muito especial. Estou muito ansioso em participar”, afirmou o atleta, que foi diagnosticado com osteogene imperfeita, doença genética que afeta a formação dos ossos.
“O sonho de todo atleta é disputar os Jogos Paralímpicos. Quem sabe em Los Angeles 2028, estaremos lá. Mas, de imediato, o objetivo é ficar em primeiro no ranking brasileiro e depois buscar uma vaga no Parapan de Lima, no ano que vem”, completou o nadador, que vai competir as provas dos 50m costas, 50m livre e 200m livre na competição.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de Salvador podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irão cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço:
Meeting Paralímpico 2025 em Salvador
Atletismo
Local: Estádio de Pituaçu
Endereço: Rua dos Rádios Amadores, 159
Natação
Local: Piscina Olímpica de Salvador
Endereço: Avenida Mario Leal Ferreira
Tiro com arco
Local: Centro Universitário Jorge Amado
Endereço: Avenida Luiz Viana, 6775
0 comentários :
Postar um comentário