Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Reabertura do Zoológico


 Permissionários participam de ações de capacitação para a reabertura do Zoológico


Cuidar de quem cuida. Esse é um dos lemas que norteiam as transformações em curso no Zoológico de Salvador. Sob a gestão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o espaço passa por uma ampla requalificação que contempla tanto a revitalização estrutural quanto o fortalecimento dos profissionais que atuam no local. Enquanto o zoológico permanece fechado para visitação desde a pausa para o Carnaval, os permissionários participam de ações de capacitação. A iniciativa visa oferecer melhores condições para quem, diariamente, contribui para o cuidado com atendimento ao público, reforçando o compromisso com um ambiente mais seguro, acolhedor e eficiente para todos.

As capacitações envolveram mais de 20 permissionários em temas essenciais como emergências climáticas, estratégias de mitigação, coleta seletiva, reciclagem, mudanças de comportamento e respeito ao meio ambiente. Além disso, os encontros também incluíram palestras sobre o próprio Zoológico de Salvador — sua história, missão, atual papel socioambiental e a importância de sua existência para a conservação da fauna e educação ambiental.

Para a bióloga, Samantha Grimaldi, essas capacitações são essenciais para garantir que todos os envolvidos na rotina do parque compreendam e colaborem com os padrões de cuidado e manejo dos animais. “O foco principal do zoológico é o bem-estar animal. Isso inclui oferecer ambientes amplos, com vegetação natural, abrigo do sol e da chuva, estímulos sensoriais e alimentares que incentivam comportamentos naturais como a caça e o esconderijo. É preciso que todos conheçam essa dinâmica, principalmente os permissionários, que estão diariamente no parque”, explicou.

Samantha destacou que ao colocar os permissionários no centro do processo de transformação, a nova gestão reforça a importância de quem, todos os dias, contribui com dedicação para que o parque continue sendo um espaço de aprendizado, lazer e conexão com a natureza. “Inserir os permissionários nesse processo, só reforça que a requalificação do zoo é para além da parte física, traz pertencimento a quem convive no parque”.

Reconhecimento que transforma

Trabalhando há mais de 30 anos como permissionária no Zoológico de Salvador, Marinalva Piedade expressou sua alegria com a reforma. “Estou achando essa reforma maravilhosa, algo que nunca tivemos antes. Vai melhorar muito, tanto para nós que trabalhamos aqui quanto para o público”. Ela também destacou que a expectativa está enorme. “Ter um espaço adequado para armazenar nosso material, por exemplo, vai ser uma grande conquista”.

Para o permissionário, Sérgio Drumond, que trabalha há 27 anos no Zoo, essa reforma representa uma verdadeira transformação. “Pela primeira vez, sentimos um olhar mais humano voltado para nós. Acredito que o governador está realmente enxergando o povo. A equipe envolvida é sensacional. Participamos de uma palestra muito inspiradora, que me faz acreditar que o zoológico está prestes a viver uma nova fase. Tenho certeza de que vamos atrair um novo público, mais engajado e positivo. Este lugar é uma maravilha, e quem conhece de verdade sabe da importância dele para a alegria e o bem-estar do povo da Bahia. É gratificante ver esse cuidado com um espaço tão simbólico, e mais ainda fazer parte dessa história de renovação”.

Para mais informações, acompanhe o nosso perfil do Instagram (https://www.instagram.com/zoosalvador).

 

Fotos: Ludmile Bispo/Ascom Sema|Inema

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑