Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Basílica de Salvador celebra Te Deum na véspera do 2 de Julho

 
Catedral Basílica de Salvador celebra Te Deum na véspera dos festejos do 2 de Julho


O tradicional Te Deum, que historicamente marca o início dos festejos pela Independência do Brasil na Bahia, será celebrado às 9h desta terça-feira (1º), na Catedral Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. A cerimônia será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, ao som do Coral da Irmandade do Senhor do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Rufino, e contará com a presença de autoridades civis e militares.


Para o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, o Te Deum é um grande marco das comemorações pela data magna do estado. “Essa é uma missa festiva que comemora a nossa independência, com a participação de um coral muito bonito. É uma missa solene e uma oportunidade de agradecer e celebrar a Independência do Brasil na Bahia”.


O Te Deum, que em latim significa “A Ti, Deus”, é um louvor da Igreja Católica entoado aos domingos e dias solenes. O hino foi composto por Santo Ambrósio e Santo Agostinho, no ano de 387, em Milão, por ocasião do batismo de Santo Agostinho.


Na capital baiana, a cerimônia integra a programação oficial das comemorações da Independência do Brasil na Bahia, celebrando o marco histórico de 2 de Julho de 1823, quando as forças brasileiras consolidaram a separação definitiva de Portugal no território baiano. A presença da Igreja neste momento simboliza a união entre fé e história, reforçando a dimensão espiritual da luta pela liberdade.


Programação – Além do Te Deum, a programação pela Independência do Brasil na Bahia nesta terça (1º) contará, a partir das 16h, com a cerimônia cívica de chegada do Fogo Simbólico no Largo de Pirajá, onde autoridades vão realizar o hasteamento das bandeiras, acender a pira e depositar flores no túmulo do General Labatut. O Hino Nacional será executado pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia.  Um show do Cortejo Afro encerrará a noite em Pirajá.


Foto: Bruno Concha/ Secom PMS


/ Secom PMS



0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑