Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Estudo de referência revela novas pistas para diagnóstico precoce


 Lipedema: estudo de referência internacional revela novas pistas para diagnóstico precoce


Além da gordura nas pernas: sintomas sistêmicos e vasculares surpreendem, segundo especialista; alterações na marcha, articulações frouxas e varizes mais comuns ampliam a compreensão da doença;


São Paulo, 28 de maio de 2025 – Uma pesquisa internacional* conduzida com mais de 900 pessoas nos Estados Unidos revelou que mulheres com lipedema enfrentam uma gama de sintomas frequentemente subestimados, além da clássica dor e acúmulo de gordura nas pernas. O estudo, que envolveu 707 pacientes com fenótipo de lipedema e 216 mulheres sem a condição, destaca a necessidade de uma abordagem médica mais abrangente e especializada.


“Normalmente, ouvimos as pacientes com lipedema relatar dor, inchaço nas pernas e tendência a hematomas sem trauma significativo, mas vimos nesta pesquisa que há outras diferenças marcantes importantes para levar em consideração no momento do diagnóstico”, revela um dos principais especialistas no tratamento conservador do lipedema, Dr. Vitor Cervantes Gornati.



Diversos graus do lipedema. Foto:divulgação


Sintomas novos – Os sintomas descobertos no estudo incluem alterações no modo de andar, sintomas semelhantes a uma gripe, articulações hiperflexíveis (aquelas que se movem além do limite considerado normal, devido a uma frouxidão nos ligamentos e tecidos que sustentam a articulação), pele fria ao toque nas áreas afetadas e uma prevalência 11 vezes maior de varizes em comparação às demais mulheres. “Os achados mostram que o lipedema vai muito além do acúmulo de gordura nas pernas. Esses novos sintomas indicam uma condição sistêmica. A associação com varizes reforça a importância da avaliação vascular no diagnóstico e tratamento”, avalia.


Outros dados - Além disso, cerca de 70% das pacientes relataram acometimento dos braços, e uma parcela significativa também apresentou inchaço (21%) e dor (16%) nos pés – regiões tipicamente poupadas no lipedema clássico.


“O lipedema é uma condição complexa e multifacetada que exige uma compreensão profunda por parte dos médicos e especialistas. Este estudo amplia nosso entendimento sobre os sintomas e desafios enfrentados pelas mulheres com a doença destacando a importância de uma abordagem médica mais holística e personalizada”, finaliza.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑