A promessa do Pix automático é substituir o débito automático e os boletos a partir desta segunda-feira (16). A extensão do Pix possibilita ao usuário autorizar pagamentos recorrentes a empresas e fornecedores, incluindo microempresários individuais (MEI). O cliente consente uma única vez, e os desembolsos são feitos automaticamente na conta do pagador.
O Pix automático está disponível para todos os clientes do Banco do Brasil desde o final de maio. No entanto, a maioria dos bancos só começa a disponibilizar o serviço a partir desta segunda-feira.
O instrumento visa favorecer tanto as empresas quanto os consumidores. Segundo o Banco Central, o débito Automático poderá beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito.
Para as organizações, a tecnologia emergente simplificará o processo de cobrança ao permitir a adesão à cobrança automática. Isso ocorre porque o débito automático requer acordos com todos os bancos, algo que, na realidade, só era viável para grandes empresas. Com o Pix automático, a empresa ou o Microempreendedor Individual só precisa solicitar a adesão ao banco onde possui conta.
• A empresa encaminha ao cliente um pedido de autorização para Pix automático.
No aplicativo do banco ou entidade financeira, o usuário encontra a opção "Pix automático".
• Aceita e lê os termos da operação.
• Estabelece a frequência do pagamento, o montante (fixo ou variável) e o limite máximo por transação.
• A partir da data estabelecida, o sistema efetua os pagamentos de forma automática.
A cobrança pode ocorrer 24 horas por dia, sete dias por semana, até mesmo em dias de feriado.
• O usuário tem a opção de revogar a autorização e modificar valores e frequência a qualquer instante.
Categorias de contas
Categorias de contas
Apenas pessoas físicas podem utilizar o Pix automático, assim como empresas ou prestadores de serviços que atuam como cobradores. A modalidade de pagamento recorrente entre indivíduos, como mesadas ou salários de empregados domésticos, é o Pix agendado recorrente, que é obrigatório desde outubro de 2024.
Certos pagamentos efetuados com Pix automático.
• Demonstrativos de gastos (luz, água, telefone)
• Taxas de matrícula em escolas e academias.
• Subscrições digitais (streaming de música, jornais, revistas)
• Associações e serviços de assinatura recorrentes
Outros serviços que requerem cobrança periódica
Certas organizações, sobretudo micro e pequenas, empregavam o Pix agendado recorrente para cobranças recorrentes. O Pix automático se propõe a tornar as operações de cobrança mais simples.
No Pix recorrente agendado, o pagador precisava inserir a chave da conta da empresa, o montante e a frequência da cobrança, o que poderia resultar em falhas e discrepâncias. No Pix automático, o usuário será convidado a aderir, bastando apenas confirmar o pagamento. Ele poderá modificar os valores e a regularidade dos pagamentos.
0 comentários :
Postar um comentário