Mais de mil crianças identificadas marcam estreia do Plantão Integrado no São João de Santo Antônio de Jesus
Na primeira noite do São João 2025, em Santo Antônio de Jesus (SAJ), o *Plantão Integrado de Direitos Humanos* mostrou sua força com ações concretas de proteção e acolhimento. A iniciativa — realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com a Prefeitura de SAJ e organizações da sociedade civil — totalizou a distribuição de 1.064 pulseiras de identificação para crianças. Também foram realizados atendimentos emergenciais em diferentes frentes, reforçando o compromisso com uma festa popular segura, inclusiva e com garantia de direitos.
Instalado oficialmente em 20 de junho, na Casa do Brincar, o Plantão foi aberto em ato que contou com a presença de autoridades como o prefeito Genival Deolino, representantes da SJDH, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Assistência Social, entre outras representações. A cerimônia foi marcada por falas institucionais e apresentação da Quadrilha Luar do Recôncavo, simbolizando o encontro entre tradição e ação pública.
Logo nas primeiras horas de funcionamento, o Plantão atendeu oito crianças na Casa do Brincar — espaço seguro voltado aos filhos de trabalhadores/as informais e catadores/as de recicláveis. A rede também atuou na localização de uma adolescente de 14 anos desaparecida e mobilizou o Corpo de Bombeiros para atendimento emergencial de um homem desacordado no circuito da festa. Também foram acompanhadas situações de vulnerabilidade, envolvendo adultos em situação de rua e sofrimento psíquico.
A atuação não se limitou aos atendimentos diretos. Equipes realizaram rondas preventivas, visitas a serviços parceiros e acompanhamento de trabalhadores/as informais. Ao todo, 24 catadores foram atendidos com alimentação, uniformes e EPIs, numa ação conjunta com a Secretaria da Fazenda Municipal.
Com metodologia baseada na escuta qualificada, resposta imediata e articulação em rede, o Plantão Integrado mostra que é possível transformar grandes festas em territórios de cuidado. Mais que uma ação pontual, a iniciativa afirma o direito ao lazer com dignidade e revela o potencial do São João como espaço de inclusão e visibilidade para todas as pessoas.
0 comentários :
Postar um comentário