20% dos ataques cibernéticos no Brasil são no setor financeiro. Entenda como receber uma transferência segura
Profissionais que recebem salários ou pagamentos recorrentes de empresas estrangeiras devem redobrar atenção e criar hábitos seguros
Considerado o maior golpe virtual contra o sistema financeiro nacional pela Polícia Civil paulista, o emblemático ataque hacker à C&M Software que roubou R$541 milhões da BMP, enfatiza uma fragilidade sistêmica que vai além de um caso isolado. Os números da ISH Tecnologia comprovam: somente no primeiro trimestre de 2025, o setor financeiro concentrou 20,18% dos 132 mil incidentes cibernéticos registrados no país. Por mais alarmante que seja para todos os usuários, tal cenário é especialmente preocupante para os profissionais que recebem seus salários de empresas estrangeiras, uma vez que precisam redobrar a atenção ao escolher métodos de pagamentos seguros.
“Como em todo procedimento financeiro, cuidado nunca é demais. É normal que profissionais se preocupem em receber o dinheiro estrangeiro com segurança; mas, para isso, precisam ter boas práticas, como usar senhas seguras e dedicar um tempo para pesquisar quais plataformas de recebimento oferecem a maior proteção”, comenta Samyra Ramos, gerente de marketing na Higlobe, fintech de recebimentos para profissionais brasileiros que trabalham remotamente para os EUA.
Com isso em mente, a especialista aponta cinco dicas de segurança para pagamentos internacionais. Confira:
Procure por fintechs com certificados de segurança
Ao escolher a fintech para receber suas transferências, garanta que ela realiza exames de auditoria e possua certificados de segurança confiáveis e ativos. Eles são importantes para proteção de dados, gerenciamento de vulnerabilidade e resposta a incidentes. Portanto, transparência na segurança e governança devem ser prioridades de plataformas que facilitam recebimentos “da gringa”. Uma dessas plataformas é a Higlobe, que possui a importante certificação SOC 2 tipo 2.
Use senhas fortes
Ao criar sua conta, certifique-se de usar uma senha forte para evitar invasões de terceiros. Algumas dicas orientadas por especialistas são usar 10 ou 12 caracteres compostos e misturados com letras minúsculas e maiúsculas, símbolos e números. Além disso, mantenha-as salvas em um lugar seguro, como um gerenciador de senhas de sua confiança.
Habilite a autenticação de dois fatores (2FA)
Processo de segurança muito utilizado, a autenticação de dois fatores aumenta as chances de comprovar que a pessoa diz ser quem é, pois solicita que os usuários forneçam, além do usuário e senha, outras duas opções de autenticação antes que possam acessar a plataforma. Importante que os profissionais estejam atentos se as plataformas de recebimentos oferecem possibilidade de habilitar essa função.
Não compartilhe seus dados bancários com desconhecidos
Pode parecer óbvio, mas é importante não compartilhar as informações da sua conta com ninguém, exceto seu cliente. O número da conta e o nome e endereço do banco devem ficar limitados ao seu pagador que realizará as transferências.
Atenção com o phishing
Sempre tenha cuidado ao receber e-mails suspeitos ou inesperados solicitando informações pessoais. Verifique os dados do remetente e nunca clique em links ou faça pagamentos. Esteja atento para entrar em contato com a empresa oficial sempre que precisar confirmar a veracidade das informações.
0 comentários :
Postar um comentário