Segundo Karla Meura, Ouvidorias exercem papel estratégico na gestão pública, ao promoverem a escuta qualificada da população, garantindo transparência, mediação de conflitos e fortalecimento da participação social
A ouvidora-geral da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Karla Meura, foi palestrante em atividade comemorativa da Ouvidoria da Câmara de Vereadores da capital baiana, na manhã desta quinta-feira (10). Intitulado “Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador - 20 anos a serviço do cidadão”, o evento reuniu ouvidores e ouvidoras de diversas instituições no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, na Praça Thomé de Souza.
“As Ouvidorias exercem um papel estratégico na gestão pública, ao promoverem a escuta qualificada da população, garantindo transparência, mediação de conflitos e fortalecimento da participação social. Ao ouvir, o Estado reconhece, inclui e transforma”, afirmou Meura, no evento conduzido pelo ouvidor-geral da Câmara, vereador Hélio Ferreira (PCdoB). Ela explicou ainda, que na SJDH, a Ouvidoria atua como canal essencial para a defesa de direitos, articulando em rede com outras Ouvidorias e órgãos públicos para assegurar respostas efetivas às demandas sociais.
“Esse trabalho integrado fortalece a cidadania e amplia o acesso da população aos serviços públicos de forma justa e inclusiva”, concluiu a gestora da SJDH em sua palestra com o tema “O papel das Ouvidorias no fortalecimento da participação social na gestão pública”. Karla Meura é ouvidora-geral da SJDH e ouvidora-adjunta da OAB-BA (Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia). Mestra em Estudos de Linguagem, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), ela é especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia.
Além de relembrar projetos e ações que marcam os 20 anos da Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, a atividade comemorativa também teve o objetivo de reforçar a importância do trabalho junto à população soteropolitana e discutir os rumos de atuação, mediante troca de experiências com outros órgãos da administração pública.
0 comentários :
Postar um comentário