![]() |
Foto nipic |
Umidade no inverno: saiba como evitar desbotamento e mofos nas pinturas realizadas neste período
Tintas Iquine, maior fabricante de tintas 100% brasileira, lista produtos específicos para combater adversidades consequentes da variação do clima; e destaca tonalidades para mais aconchego nessa estação
Recife, 15 de julho de 2025 – O inverno de 2025 promete trazer temperaturas mais baixas e chuvas em diversos estados do Brasil, principalmente entre os meses de julho e agosto, devido à formação de corredores de umidade e a frentes frias, conforme projeções do Climatempo. Diante desse cenário que intensifica a umidade, a Tintas Iquine, maior indústria de tintas 100% brasileira, indica como transformar ambientes e proteger superfícies durante a estação mais fria do ano. As dicas combinam inspiração com tendências de cores e informações técnicas essenciais para garantir a durabilidade e um acabamento impecável, mesmo diante da umidade e das baixas temperaturas no período.
Para áreas internas e externas, a Tinta Acaba com o Mofo Standard, da Iquine, é a escolha ideal para ambientes que sofrem com os efeitos da umidade no inverno. Sua fórmula conta com ação anti-mofo e anti-algas, ajudando a proteger as superfícies contra o surgimento e a proliferação de microrganismos indesejados, como a chamada “capa rosa”, uma coloração rosada que pode aparecer em paredes, especialmente em áreas úmidas e mal ventiladas. Esse tipo de mancha não é apenas um incômodo estético, mas também um indicativo da presença de fungos e bactérias, que podem comprometer a durabilidade da pintura e a saúde do ambiente. Com alto poder de cobertura e fácil aplicação, a tinta proporciona uma solução eficaz para quem busca manter a casa protegida, bonita e livre de mofo durante todo o inverno. Já para fachadas e muros, a Fachada Emborrachada Iquine se destaca. "A formulação elástica e impermeabilizante cria uma barreira muito eficiente contra a umidade e microfissuras, e com isso proporciona alta durabilidade mesmo em condições climáticas adversas", explica o gerente de relacionamento técnico, Jorge Holanda.
O especialista reforça que a repintura é recomendável em caso de desgaste evidente, desbotamento ou mofo, desde que feita em dias secos, entre o final da manhã e início da tarde, e que as paredes estejam completamente secas. "Não necessariamente a durabilidade da tinta é comprometida no inverno, desde que a aplicação seja feita corretamente, respeitando as condições climáticas e as orientações técnicas, com produtos como a Fachada Emborrachada Iquine", complementa.
Já para evitar problemas como manchas ou bolhas, é importante verificar a previsão do tempo, garantir que a superfície esteja limpa e seca, aplicar as demãos no intervalo correto e, principalmente, pintar nos períodos mais quentes e secos do dia.
Cores que aconchegam: tendências e sensações térmicas no inverno
Além dos cuidados técnicos, a escolha das cores ajuda a criar ambientes acolhedores no inverno. Segundo a arquiteta Evelyn Sant’ Anna, os tons que estão em alta neste inverno são os terrosos e neutros, além de azuis fechados e verdes mais florestais. "Essas são cores versáteis e de fácil aplicação em qualquer ambiente, seja em móveis, paredes ou simples adornos", comenta.
Ela destaca ainda como as cores podem influenciar na percepção do calor: "cores quentes, como os tons terrosos, tendem a ter uma sensação mais acolhedora, trazendo uma percepção de calor e bem-estar. Deve-se evitar cores frias, como azul-claro ou violeta, que transmitem frescor, alterando a sensação térmica do local”. Para quem quer trazer aconchego sem escurecer ou pesar o espaço, a arquiteta recomenda tons de beges, creme ou um verde mais claro.
0 comentários :
Postar um comentário