Roupas em dobro para lavar: como manter a rotina com as crianças em casa
Em períodos de férias ou em dias de casa cheia, a lavanderia vira protagonista e especialistas de Brilhante reúnem soluções para não se perder no volume de roupas
As férias escolares estão chegando e com as crianças em casa tudo se multiplica: as refeições, as brincadeiras, as bagunças, e consequentemente, as roupas para lavar. E é neste ponto que o acúmulo de peças sujas vira um desafio para pais e cuidadores. Trocas frequentes, roupas de cama extras, panos e toalhas molhadas, fantasias… a lavanderia vira um verdadeiro cenário de guerra.
Para driblar o caos e manter a rotina mais leve e prática, especialistas de cuidados com as roupas, reuniram dicas que ajudam a organizar o processo, otimizar tempo e ainda envolver as crianças em pequenas tarefas do dia a dia.
1. Já pensou em distribuir cestos por diferentes cômodos?
Colocar cestos de roupa suja em lugares como quartos das crianças, banheiros e áreas de lazer pode ajudar bastante a organizar as peças por tipo de lavagem e evitar aquela bagunça acumulada. Uma dica é investir naqueles cestos com compartimentos ou cores diferentes para já adiantar a triagem (claras, escuras, coloridas).
2. Pequenos ajudantes na rotina doméstica
Crianças a partir dos 3 ou 4 anos já podem participar de forma lúdica da rotina de lavanderia. Os pequenos podem ajudar a separar as peças por cor e levar as roupas até a lavanderia ou até mesmo dobrar panos e camisetas simples. Além de aliviar a carga dos cuidadores, o envolvimento das crianças na rotina doméstica incentiva responsabilidade e senso de participação.
3. Lavagens programadas em um quadro visual
Uma das formas mais eficazes de manter a rotina sob controle, seja nas férias ou em dias comuns, é estabelecer dias específicos para cada tipo de lavagem: por exemplo, roupas escuras às segundas, cama e banho às quartas, roupas das crianças e peças mais claras às sextas.
Para ajudar nessa organização, uma dica útil é criar um quadro de tarefas ou um calendário visual para colocar na lavanderia ou cozinha com ilustrações simples que ajudem os pequenos a entenderem cada tarefa ao longo da semana. Caso seja uma família com mais membros, o quadro também pode incluir a divisão de tarefas, inclusive com os filhos mais velhos.
4. Investimento em produtos certos
Na rotina de cuidados com a casa, os produtos práticos e eficazes chegam como um alívio que gera resultados visíveis, principalmente com a quantidade de roupas aumentando.
Os especialistas indicam o uso de sabões líquidos, como o Sabão Líquido e o Sabão Líquido ideal para peças mais sensíveis – que diluem com mais facilidade, evitam resíduos e agem bem mesmo em lavagens rápidas, sem abrir mão de limpeza e perfume suave.
5. Atenção à secagem
Se o planejamento já está em dia, o sol e a ventilação chegam como aliados fortes do cuidado com as roupas durante as férias. Aproveitar dias de sol para lavar itens maiores, como cobertores, edredons e brinquedos de pelúcia laváveis é uma ótima forma de evitar umidade e odores. Mas, a realidade de quem vive em espaços menores, como apartamentos com pouca iluminação, pode ser um pouco mais complicada. Então, o ideal é programar as lavagens para horários com maior ventilação natural e utilizar varais verticais, retráteis ou dobráveis para otimizar tempo e espaço.
Em resumo, com planejamento, bons produtos e a participação de todos, a lavanderia deixa de ser um problema e passa a fazer parte da rotina de forma mais leve e organizada, mesmo em períodos de férias.
Créditos: Canva Magic Studio
0 comentários :
Postar um comentário