IA nativa: nova geração de dispositivos chega ao mercado mais inteligente
A integração de multifuncionalidades promete otimizar a rotina, mas exige mudança nos modos de uso e consumo
A evolução dos dispositivos móveis ocorre em ritmo acelerado, especialmente nos últimos dez anos. Produtos surgem nas prateleiras com promessas de inovação e de aprimorar a experiência do usuário, que, muitas vezes, se vê perdido entre as novidades apresentadas. Diante da ascensão da tecnologia de inteligência artificial (IA), as principais marcas do mercado viram a oportunidade de torná-la o núcleo central de solução e integração.
Os benefícios da tecnologia deixaram de ser almejados prioritariamente por geeks e aficionados pelo desenvolvimento de softwares e aprimoramento de hardwares. Em razão da facilidade no uso de ferramentas como as de assistência virtual, a integração destas inovações passou a fazer sentido no uso cotidiano ou profissional do grande público.
Fotos, vídeos e interações mais precisas
Dentre as novidades dos aparelhos com IA nativa que melhor performaram em usabilidade, estão os recursos para captura e edição de fotos. Além de melhorar a estabilidade e resolução da imagem, diversos smartphones acessam a base de dados da inteligência artificial para fazer ajustes de alargamento de paisagem, retirada de objetos indesejados e demais correções.
IA nativa
O diferencial de uma IA nativa está na sua capacidade de transformar a experiência digital por um viés orgânico, em comparação aos aplicativos e sites. Em outras palavras, significa que as funções que são desempenhadas ocorrem de maneira mais eficiente, porque foram projetadas para garantir a melhor comunicabilidade entre o hardware e o software. Com menos ruídos e interferências, sua execução é mais limpa e precisa.
Outra vantagem diz respeito às demandas personalizadas de cada usuário. Smartphones com IA nativa, por exemplo, conseguem gerenciar os dias da semana a partir dos hábitos cotidianos. Uma pessoa que participa de reuniões pela manhã e pratica esportes à tarde pode receber resumos das atividades, sugestões de otimização da rotina e lembretes de compromissos, mesmo que não tenha sido previamente solicitado.
Uso doméstico e integração com outros dispositivos
O recurso que dispensa uso de aplicativos externos também alcançou o uso prático doméstico. Os robôs aspiradores, otimizados com tecnologia IA, conseguem não apenas mapear o espaço a ser higienizado, como também reconhecem e desviam de obstáculos, se ajustando conforme percebem as diferenças do piso. Alguns modelos também identificam manchas e intensificam a limpeza naquele local.
Além destes eletrônicos, a inteligência artificial também se tornou um recurso disponível em outros dispositivos, como notebook, tablet, geladeira e outros. No caso do notebook e tablet, entretanto, mesmo quando a IA não é nativa, ela pode ser acessada e incorporada através de plataformas e sites, inclusive gratuitos, que garantem funcionalidades capazes de otimizar a vida pessoal e profissional.
Imagem: Créditos: Wanan Yossingkum l iStock
0 comentários :
Postar um comentário