Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Kabocha ganha protagonismo na culinária Nikkei

 
Kabocha, a abóbora do inverno, ganha protagonismo na culinária Nikkei


Tempurá de abóbora japonesa com pesto nikkei e molho oriental destaca o potencial gastronômico do ingrediente da estação


Curitiba, 16/07/2025 - A abóbora kabocha, variedade japonesa de casca verde-escura e polpa densa e adocicada, é a base do prato da culinária Nikkei, gastronomia que combina tradições japonesas e peruanas.  A proposta une técnica e ingredientes sazonais em uma composição que valoriza texturas, contrastes e sabores terrosos.



Batizado com o nome do próprio ingrediente, o prato Kabocha traz fatias de abóbora confitadas lentamente, empanadas em tempurá leve, acompanhadas de pesto nikkei e molho oriental. A receita propõe um diálogo entre o conforto da cozinha caseira e a precisão estética da culinária japonesa, com influências tropicais e autorais.


No preparo, o chef Carlos Alata, do restaurante Nuu Nikkei, aposta na doçura natural e na cremosidade da kabocha, equilibradas pela fritura delicada e pela acidez fresca do molho. O pesto, feito à moda nikkei, traz notas herbais que contrastam com o adocicado do legume. A escolha pelo ingrediente se conecta à lógica da sazonalidade, comum tanto à cozinha japonesa quanto à peruana, onde o tempo dos alimentos orienta a criação do cardápio.


“Escolhemos a kabocha por ser um ingrediente com forte presença na culinária japonesa, mas também porque ela carrega a essência do inverno: densidade, dulçor e uma sensação de aconchego. No prato, usamos técnicas que respeitam o tempo do alimento — a confitagem lenta, por exemplo, intensifica os açúcares naturais da abóbora. A finalização com tempurá e pesto nikkei cria um equilíbrio entre o conforto e a surpresa. É um prato que conversa com a estação, mas também com a memória afetiva” comenta o Chef Carlos Alata.


O prato faz parte do menu da casa, que costuma trabalhar com ingredientes terrosos, proteínas de cocção lenta e molhos densos durante os meses mais frios. Segundo o chef, a estação pede pratos que se destacam pela textura e densidade e também, que aqueçam corações.


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑