Após dias tentando estabelecer contato com os Estados Unidos para iniciar negociações sobre o tarifaço de Donald Trump, e motivado pelas pesquisas de opinião que indicam uma melhora na avaliação do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em rede de rádio e televisão na noite desta quinta-feira, qualificando a carta enviada por Trump na semana passada como uma chantagem inaceitável.
Lula declarou que as tentativas de interferir na Justiça brasileira constituem um sério ataque à soberania do país. Além disso, ele destacou que o Brasil tem tentado negociar com o governo dos Estados Unidos há meses, em mais de dez encontros bilaterais.
Uma proposta formal de negociação foi enviada a Washington em maio, segundo o presidente brasileiro, e até agora não houve resposta. “Esperávamos uma resposta, mas o que recebemos foi uma chantagem inaceitável, caracterizada por ameaças às instituições brasileiras e por informações falsas sobre o comércio entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou Lula em seu discurso.
O presidente também declarou que os políticos brasileiros que apoiam as ações dos Estados Unidos são traidores da nação. "Minha indignação aumenta ao saber que alguns políticos brasileiros apoiam esse ataque ao Brasil. São autênticos traidores da nação. Apostam no quanto pior, melhor. “Eles não se preocupam com a economia do país nem com os prejuízos causados ao nosso povo”, afirmou Lula, dirigindo-se diretamente à família Bolsonaro e seus apoiadores, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
0 comentários :
Postar um comentário