Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 15 de julho de 2025

Polícia Civil qualifica agentes para uso de drones em ações de segurança

 


Polícia Civil qualifica agentes para uso de drones em ações de segurança


Curso inédito forma policiais para operar Aeronaves Remotamente Pilotadas em investigações e operações no estado


Com foco na modernização das práticas operacionais, a Polícia Civil da Bahia concluiu nesta sexta-feira (11) o seu primeiro curso institucional voltado à operação de drones em ações de segurança pública. Realizada na sede da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), em Salvador, a capacitação reuniu 15 policiais civis de diferentes unidades da corporação, ao longo de cinco dias de instrução teórica e prática. Todos os instrutores são integrantes da própria instituição.


A iniciativa acompanha a recente aquisição de 50 Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), equipamentos dotados de câmeras de alta resolução e sensores térmicos, que permitem ampliar a capacidade de monitoramento aéreo em operações diversas, com mais precisão, discrição e segurança. O uso da tecnologia contribui diretamente para a proteção da vida de agentes e civis, além de otimizar o planejamento e a execução de missões policiais.


Segundo o delegado-geral adjunto de operações e um dos instrutores do curso, Jorge Figueiredo, a capacitação representa um avanço estratégico para a corporação. “Formamos policiais com conhecimento técnico e prático para operar os drones de forma integrada às nossas ações investigativas e operacionais. É mais um passo no fortalecimento da segurança pública por meio da tecnologia e da qualificação profissional”, afirmou.


Durante o curso, os participantes estudaram temas como histórico e classificação das RPAs, regulamentações vigentes (ANAC, DECEA, Anatel), fundamentos de segurança operacional, calibração de sensores, comandos básicos de voo, análise de imagens aéreas, elaboração de relatórios técnicos e integração com equipes em solo. A programação também incluiu exercícios simulados em campo, com foco no uso tático dos equipamentos.


A formação integra o plano de modernização da Polícia Civil da Bahia e reforça o compromisso da instituição com a inovação, a capacitação continuada e o enfrentamento qualificado à criminalidade em todo o estado.


Fonte

Hugo Leonardo / Ascom PCBA

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑